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Dê uma olhada para os seus fracassos

Um proprietário de uma casa noturna bem movimentada começou a se preocupar com a rentabilidade do negócio. Com noites cheias, seu rendimento não chegava próximo daquilo que imaginava como certo, e ele começou a desconfiar que seu lucro estivesse comprometido por conta do “chorinho” que seus atendentes serviam como cortesia para os clientes. Este “choro”, ou quantidade extra de determinada bebida, além da quantia do medidor, é um dos maiores comprometedores da lucratividade de casas noturnas hoje em dia. Sabendo ainda que os métodos clássicos de controle, como marcas nas garrafas são também facilmente burladas, o proprietário encontrou uma maneira eficiente e inteligente de conhecer seu potencial de venda e passou a controlar a quantidade de limões consumidos por noite. Ele descobriu que controlando o número de limões consumidos por noite ele poderia estimar suas vendas brutas e se o caixa não correspondesse com o valor, ele passaria a observar melhor os hábitos do atendente daquele turno para tomar medidas adequadas.

Todo negócio, independente do ramo que atua deve ter seus números especiais de controle, onde é possível medir o desempenho da empresa. A maioria dos gerentes e proprietários deve ter uma planilha de demonstração de resultados ou ainda um balanço financeiro, mas isso não mostra a verdadeira potencialidade do seu empreendimento e sim apenas os resultados obtidos. Como exemplo, imaginem que uma transportadora recebeu um relatório dizendo que 80% dos produtos foram entregues dentro do prazo. Para qualquer pessoa, ao se deparar com um número deste porte ficaria impressionado, mas se ao invés de apresentar os acertos o relatório dissesse que 20 de cada 100 clientes da transportadora receberam os produtos com atraso e ficaram insatisfeitas, tenho certeza que a reação seria imediata em buscar soluções para os problemas que causaram todos os atrasos.

Medir seus erros é uma forma menos óbvia de avaliar o desempenho do seu negócio, mas é muito mais eficiente para que você atinja um patamar de excelência e realmente consiga explorar todo o potencial da sua empresa. Demonstrações financeiras tradicionais te informam aquilo que aconteceu no passado e seus números ocultam seus fracassos. Já se você avaliar suas perdas ou mesmo seus negócios não concretizados, pelo contrário, pode dar-lhe aviso prévio de um problema que pode ser solucionado.

Pode dar algum trabalho pensar numa maneira diferente de determinar seu rendimento. Para o varejo pode ser o tempo que um cliente espera para ser atendido, pode ser o número de orçamentos que não foram efetivados em venda, ou ainda pode ser a quantidade de clientes que retorna para uma segunda compra. Não importa a maneira que você encontre de avaliar seus erros, ao fazê-lo você certamente vai pensar no seu negócio de uma maneira diferente e consequentemente melhorar seu desempenho no futuro.

Depois de determinar a sua forma de avaliar seu desempenho é necessário que se torne o foco principal de todos os envolvidos e você deve acompanhar a sua execução e fazer as mudanças operacionais necessárias para a melhoria. Se você não fizer isso, você está apenas desperdiçando tempo e coletando informações inúteis. Lembre-se que avaliar o desempenho de uma empresa é o papel de todo líder, e usando métodos alternativos de avaliação, que deixem de lado os tradicionais relatórios de lucro, você vai, em pouco tempo responder perguntas como: Será que não estamos perdendo nada óbvio? Qual é o resultado perfeito, estamos esperando para atingir? Qual é nosso potencial de crescimento?

Infelizmente a maioria das empresas não sabe responder convictamente as perguntas acima, justamente por planejar seus negócios baseado em relatórios de produtividade. Diferencie-se e passe a avaliar seus erros e você colherá informações riquíssimas de como melhorar ainda mais a sua empresa.

 

 

LEONARDO CARRARA é empresário do ramo óptico desde 1994. Tem formação em engenharia com especialização em administração de empresas, em óptica e optometria. Docente, professor de técnicas refrativas e coordenador de estágio do Instituto Filadélfia de São Paulo.

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Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

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O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

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