Tamanho do texto

Milhares de movimentos dos olhos impedem cegueira

Saúde Visual já apresentou nesta matéria uma pesquisa sobre a importância da piscadela de olhos, além de hidratar e oxigenar a córnea. Este é apenas um dos muitos movimentos utilizados inconscientemente por nós para proteger nossos olhos e nossa visão. Um dos que mais intrigavam os especialistas eram os movimentos involutários, pequenos 'saltos' imperceptíveis dos olhos.

Há muito tempo que especialistas apontaram tais movimentos como o resultado acidental de sinais nervosos. Também se descobriu que, como há vasos sanguíneos no interno do olho criando um efeito de ‘fiação entre a lente e o filme’, estes movimentos rápidos permitem que o olho consiga ter um campo de visão completo sem pontos cegos.

Mas uma nova pesquisa mostra que estes movimentos estão ativamente controlados pela mesma região do cérebro usada para buscar uma notícia no jornal ou acompanhar um objeto em movimento. Os cientistas agora acham que esses movimentos também tem uma função vital – já que atualizam as imagens gravadas na retina que, de outra forma, desapareceriam.

Richard Krauzlis, do Instituto Salk, em La Jolla, Califórnia, que coordenou os estudos, manteve o foco na região do cérebro que é responsável pelos movimentos oculares de “seguir” um objeto e descobriu que esta região desempenhou um papel fundamental no mecanismo que também controlava os movimentos quase imperceptíveis e que um olhar totalmente fixo e firme é impossível. Mesmo quando tentamos fixar os olhos em um objeto que está parado, nossos olhos estão sempre se movendo.

E estes milhares de movimentos com os olhos nos impedem de perder a visão. Isto porque, segundo a pesquisa, cujas descobertas foram publicadas na revista Science, os movimentos “nervosos” são necessários para a visão normal por criar uma situação que ‘refresca’ a retina.

O Co-autor da pesquisa, Dr. Ziad Hafed, também do Instituto Salk, afirmou que as imagens que se formam na retina eventualmente desapareceriam de nossa visão se fossem perfeitamente estáticas. “Os pequenos movimentos dos olhos, no entanto, permitem que a cena que vemos mude, mesmo que imperceptivelmente, e atualizem a imagem formada constantemente” explica Hafed. Ainda que levemente, esta mudança refresca nossa retina e isso faz com que não fiquemos cegos completamente.


(Fonte: The Telegraph)

Prev Next

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Newsletter (2)

Fiero