Tamanho do texto

Pods: mais tóxico que os produtos tradicionais de lavanderia

Lançadas aqui no Brasil como “produto revolucionário”, as cápsulas conhecidas como “pods” são compostas por um removedor de manchas, abrilhantador e lava-roupas concentrado.

Disponíveis no mercado europeu há quase 10 anos, estas cápsulas estão associadas a intoxicações mais graves em comparação com os detergentes clássicos para lavar roupa.

Um estudo foi realizado para detectar os sintomas e a gravidade das intoxicações por pods em comparação com a exposição a detergentes clássicos em uma população pediátrica, incluindo todos os pacientes de exposição a detergente internados em um nível superior de emergência pediátrica.

Os dados coletados foram: idade, sexo, data, hora e local de exposição, tipo de produto (pó, líquido, comprimidos, pastilhas), quantidade ingerida, estimada no momento da admissão, os sintomas clínicos, gravidade, complicações e progressão do quadro.

A análise descritiva: 89 crianças foram incluídas. A idade média foi de 2,1 ± 1,5 anos (variação de 36 dias a 10 anos), 65% dos pacientes tinham idade inferior a dois anos. A relação masculino/feminino foi de 1,5 (sexo masculino, 60%).

Após a exposição, 57% das crianças eram sintomáticas e os sintomas mais frequentemente desenvolvidos eram os digestivos (75%). Análise comparativa: em comparação com o detergente clássico, crianças expostas eram mais sintomática (96% contra 51%), haviam mais sinais digestivos, mais broncoespasmos e mesmo um risco maior de lesões oculares – e a exposição foi mais grave (escore de gravidade para envenenamento grau dois, 92% contra 59%).

Conclusão: a toxicidade por pod é mais grave. A composição química dos pods de lavanderia tem uma concentração mais elevada de agentes tensoativos e de alcoóis etoxilados; eles têm uma viscosidade mais elevada e maior poder hidrotrópico. A adição de água parece modificar a alcalinidade, o que explica a gravidade das lesões da córnea.

A possibilidade destas intoxicações deve ser observada pelos pediatras de emergência, médicos e intensivistas pediátricos. Os médicos de família podem incentivar os pais a declarar os efeitos adversos para a Comissão Nacional de Segurança de Produtos ao Consumidor. Os pais precisam ser mais bem informados sobre o risco dos pods de lavanderia e manter rigorosamente este tipo de produto fora do alcance das crianças.

Tendo em conta que demorou sete anos após a primeira advertência pelos centros franceses para obter recomendações de segurança aos fabricantes, é importante manter a pressão sobre as empresas até conseguir a necessária alteração das propriedades físico-químicas, além de embalagens à prova de crianças.



(Fonte: Arch Pediatr. 2014)

Pagina 1 de 14

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Fiero