Tamanho do texto

Lentes além da estética

mostramos aqui as lentes usadas unicamente por questões estéticas. Agora, vamos apresentar lentes que vão muito além disso.

As células-tronco são a grande esperança da medicina - sua capacidade de regenerar qualquer tecido do corpo promete curas incríveis. E elas já operaram seu primeiro milagre: fazer os cegos voltar a ver.

Cientistas australianos desenvolveram uma lente de contato especial, que é revestida de células-tronco e consegue recuperar a visão de pessoas com problemas na córnea (a camada mais externa do olho). Alguns dias depois que a lente é colocada, as células-tronco começam a migrar para o olho, onde substituem as células da córnea e fazem a pessoa recuperar a visão.

O procedimento foi testado em 3 pacientes cegos, que estavam na fila para receber transplantes de córnea. E os resultados foram incríveis. Dois dos pacientes se tornaram capazes de ler, e o terceiro pôde até voltar a dirigir. Como as células-tronco são retiradas do olho do próprio paciente, não há risco de rejeição - 18 meses após o tratamento, nenhum dos 3 cegos teve qualquer complicação. "Nós ainda estamos em fase de testes, mas o procedimento é bem simples e logo poderá ser usado em qualquer hospital", afirma o criador da técnica, o oftalmologista Nick di Girolamo, da Universidade de New South Wales.

Outra novidade na área de lentes vem dos Estados Unidos: de acordo com o United States Patent, órgão que regulamenta procedimentos relativos à concessão de patentes naquele país, a Sony está trabalhando há dois anos na produção de lentes que filmam, reproduzem e armazenam vídeos.

Ou seja: em um futuro próximo, cenas dignas de filme de ficção científica, em que personagens filmam com lentes de contato, poderão fazer parte do cotidiano das pessoas.

A expectativa é a de que os "olhos inteligentes", como chamam os aficionados por tecnologia, atendam aos comandos do usuário, que podem variar de uma piscada à inclinação do olho para os lados, para, por exemplo, apagar, gravar ou armazenar vídeos.

A inovação deve superar o Google Glass, sendo capaz de medir níveis de glicose graças às nossas lágrimas. O produto da Sony promete uma câmera embutida, com funções como zoom, foco e estabilização de imagem. A empresa não detalha como, operacionalmente, reunirá todas essas funções em uma minúscula lente.

É esperar para ver – e, possivelmente, gravar – com os olhos.



Fonte: Superinteressante

Pagina 1 de 29

Prev Next

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Fiero