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Óleo de linhaça X Óleo de peixe - qual o melhor para os olhos?

O óleo de linhaça e o óleo de peixe contêm importantes ácidos graxos dietéticos que trazem vários benefícios para a saúde, incluindo a prevenção ou tratamento de olhos secos.

Outros benefícios incluem um menor risco de doença cardíaca e uma redução de inflamação crônica que pode levar a uma variedade de doenças graves, incluindo o câncer e acidente vascular cerebral. A inflamação crônica também tem sido indicada como a causa subjacente da osteoartrite e Alzheimer.

Suplementos diários de óleo de peixe ou óleo de linhaça, quando usado sozinho ou em conjunto com colírio, parecem reduzir os sintomas de olho seco, incluindo queima, ardor, vermelhidão e distúrbios visuais intermitentes. Por esta razão, muitos oftalmologistas estão recomendando óleo de linhaça e óleo de peixe como suplemento para seus pacientes que sofrem de olhos secos.

A pesquisa também sugere que estes mesmos ácidos podem reduzir o risco de degeneração macular e catarata.

Assim, o que é melhor - óleo de linhaça ou de peixe?

O valor nutricional do óleo de linhaça (e óleo de peixe) vem de seus ácidos graxos ômega-3 que são necessários para uma ótima saúde. O óleo de linhaça contém altos níveis do ácido alfa-linolênico (ALA). Durante a digestão, o ALA é convertido em dois ácidos ômega-3 diferentes chamados EPA e DHA - que são utilizadas em todo o corpo para proteger as membranas celulares.

Sementes de linhaça moídas na hora é uma boa alternativa para o óleo de linhaça, geralmente disponível tanto na cápsula quanto em forma líquida. Apesar das cápsulas serem mais convenientes, pode ser preciso tomar um grande número de cápsulas para atingir a dose diária recomendada para tratar os olhos secos.

O valor nutricional do óleo de linhaça é facilmente destruído pela luz, calor e oxigênio. Ao comprar óleo de linhaça líquido, é preciso mantê-lo refrigerado.

Como uma alternativa ao óleo de linhaça, é possível obter os mesmos ômega-3 por moagem de sementes de linhaça inteiras em um moedor de café e polvilhar as sementes moídas sobre uma salada, ou misturá-las em suco de fruta. Neste caso, é preciso usar as sementes imediatamente após a moagem para obter o total dos benefícios do ômega-3.

Os óleos de peixe e peixe gordo - como salmão, atum e sardinha - são excelentes fontes alimentares de ômega-3, gorduras essenciais para o cérebro e saúde dos olhos.

Gordura de peixe contém os ômega-3 "cadeia longa" (EPA e DHA), que são as gorduras que o corpo necessita para as funções vitais, incluindo a visão.

Em contraste, a "cadeia curta" (ALA), encontrada em alimentos vegetais, tais como sementes de linhaça, tem de ser convertido em EPA e DHA no corpo para efeitos benéficos ao olho. Quando comemos alimentos de origem vegetal, nosso corpo converte apenas cerca de 5 por cento do ALA na dieta em EPA e DHA essenciais.

Além disso, as dietas são muito ricas em ácidos graxos ômega-6, um desequilíbrio que reduz ainda mais a quantidade de ALA de alimentos vegetais que é convertido em EPA e DHA. Este desequilíbrio também embota os benefícios do EPA e DHA ômega-3 obtidos diretamente a partir do peixe e do óleo de peixe.

Gorduras ômega-6 são encontradas em óleos vegetais (milho, soja, algodão e girassol) utilizados na maioria dos lanches e alimentos preparados - se embalados ou congelados.

Os pesquisadores concordam que a maioria das pessoas precisa reduzir o consumo dessas gorduras ômega-6 que bloqueiam a absorção do ômega-3 e promovem a inflamação, quando consumidas em excesso.

Os óleos de peixe, assim como os de linhaça, também estão disponíveis em cápsula e formas líquidas. Alguns contêm aroma de limão ou são processados em outras formas de reduzir qualquer gosto "suspeito". Óleo de fígado de bacalhau é outra boa fonte de ômega-3 e os ácidos gordos EPA e DHA.

Uma maneira mais agradável para obter benefícios de óleo de peixe é comer peixes grelhados de água fria, pelo menos três vezes por semana. Boas fontes de EPA e DHA ômega-3 são o salmão, atum e linguado.

Porque o óleo de peixe contém ômega-3 EPA e DHA naturais (que não têm que ser convertidos em ALA), muitos especialistas em nutrição recomendam óleo de peixe ao invés do óleo de linhaça.

Salmão grelhado é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 para combater os olhos secos, mas outros fatores precisam ser considerados, tais como:

Para quem é vegetariano, sementes ou óleo de linhaça provavelmente será a escolha preferida.

Sementes de linho são mais econômicos do que qualquer óleo de peixe ou de suplementos de óleo de linhaça.

Os ácidos graxos ômega-3 de peixes são classificados geralmente como seguros, no entanto, o óleo de peixe pode causar dor de estômago e/ou diarreia em alguns indivíduos, especialmente em doses elevadas. Outros efeitos secundários possíveis incluem aumento nos arrotos, refluxo ácido, azia e inchaço abdominal ou dor. Os riscos destes efeitos colaterais podem ser minimizados tomando óleos de peixe com as refeições e começando com doses baixas.

O sabor de peixe é comum em alguns suplementos de óleo de peixe. Este pode ser reduzido por refrigeração das cápsulas ou líquido.

Preocupações sobre intoxicação por mercúrio a partir de óleos de peixe geralmente são infundadas. Quando presentes em cursos de água, o metilmercúrio acumula na carne de peixes mais do que no óleo de peixe, e testes nos suplementos de óleo de peixe mostram que geralmente eles contêm pouco ou nenhum mercúrio. Ainda assim, se esta é uma preocupação, usar o óleo de linhaça elimina este problema.

Por fim, como com qualquer suplemento nutricional, é uma boa ideia consultar seu médico ou oftalmologista antes de tomar quantidades significativas de azeite ou óleo de peixe de linhaça para os olhos secos.

Tenha especial cuidado se tomar anticoagulantes (mesmo aspirina), tanto com o óleo de linhaça ou de peixes, pois pode aumentar o risco de hemorragia e reduzir a coagulação do sangue quando usado junto com estes medicamentos.

O uso em longo prazo de óleo de peixe pode causar uma deficiência em vitamina E em alguns indivíduos. Portanto, é uma boa ideia usar os suplementos de óleo de peixe que também contêm vitamina E.

E sempre com orientação médica.



(Fonte: All About Vision)

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Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

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Blaise Pascal

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Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

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Machado de Assis

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