Tamanho do texto

Olhos também sofrem abuso. De telas

Uma reclamação está crescendo silenciosamente entre a turma que fica 24 horas grudada, sem desligar dessas novas tecnologias. O uso do celular e do computador em excesso já representa risco para a saúde.

Quem está reclamando são principalmente jovens e adolescentes. De repente, as imagnes  ficam turvas, o olho se acomoda e não conseguem fazer o foco à distância. Parece miopia, mas não é. É abuso de computador, tablet, smartophones. Os olhos sentem o excesso e reclamam.

Estar assim um bom tempo com o rosto bem perto da tela e aí você tenta olhar alguma coisa distante e vê tudo meio embaçado? Tem sido bem comum. É que o olho da gente está ficando mal-acostumado. Isso é o que os médicos têm chamado de falsa miopia

Dá também irritação nos olhos. A queixa tem vindo muito de crianças e jovens. Quanto mais tempo com a cara nos eletrônicos, pior. A explicação simplificada é esta: o olho da gente tem um músculo que fica contraído para focar imagens próximas. Para ver de longe ele teria que relaxar, mas com o vício, o músculo demora para se acomodar na posição certa. Aí, leva algum tempo para voltar.

“Não seria caso de óculos e nem de cirurgia, nem de lentes de contato também”, explica Canrobert Oliveira, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Mas se o excesso continuar...

“Acaba que, com o tempo, ele pode desenvolver uma miopia de verdade porque os estudos vão exigindo cada vez mais. O que é fundamental, então? Controlar o tempo e fazer um pequeno exercício: olha perto, olha longe, olha perto, olha longe, para que ele destrave esse músculo, para que ele relaxe essa musculatura”, acrescenta o oftalmologista.

Umas 30 repetições pelo menos. Afastar o rosto da tela o máximo possível também é uma boa.

Outro conselho dos oftalmologistas é diminuir o tempo no computador para, no máximo, 50 minutos. Depois, também é bom dar uma descansada, caminhar pelo ambiente de trabalho, dar uma desligada, e piscar os olhos várias vezes também ajuda.



(Fonte: Bom Dia Brasil/TV Globo)

Pagina 1 de 33

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Newsletter (2)

Fiero