Tamanho do texto

Os olhos

Os Olhos - Alterações da visão binocular

O mundo físico, do qual deriva a experiência visual, tem dimensões - profundidade, largura e altura. O homem é capaz de fazer, com precisão e segurança, avaliações sobre a posição, distância, forma e tamanho dos objetos.

Para que isto se verifique, naturalmente, os olhos devem estar situados na cabeça, de tal forma que possam voltar-se mais ou menos para a mesma direção. Os olhos do homem ficam na frente da cabeça, o que reduz o campo de visão para apenas 180 graus, mas aumenta a visão tridimensional.

Para o desenvolvimento da correta visão binocular, é preciso que haja acuidade visual aproximadamente igual nos dois olhos e que as imagens sejam semelhantes, o que torna possível o desenvolvimento harmônico da visão simultânea, a fusão, a amplitude de fusão e a esteropsia.

Esta normalidade da visão binocular pode ser comprometida por anisometropia, aniseiconia e ambliopia.

A anisometropia é o nome que se dá à condição em que o erro refrativo é diferente entre os olhos. Quanto maior a diferença existente, maior a possibilidade de causar transtornos na visão binocular. Existem três tipos de Anisometropias: a antimetropia (quando um olho é míope (miopia) e o outro hipermétrope (hipermetropia)); a hipermetrópica (quando os dois olhos são hipermétropes (hipermetropia)) e a miópica (quando os dois olhos são míopes (miopia)).

Dividindo-se as anisometropias em axiais e refrativas, ambas geram diferenças nos tamanhos das imagens retinianas porque os tamanhos das imagens dependem das distâncias: quanto maiores as distâncias, maiores as imagens.

Além das diferenças de tamanho também ocorrem diferenças de nitidez entre os olhos. Quando há uma correção com óculos ou lentes de contato, a diferença de nitidez desaparece, mas a disparidade de tamanho se mantém. Essa disparidade de tamanho, entre imagens retinianas nítidas, recebe o nome de aniseiconia.

Para fundir imagens de tamanhos distintos há uma sobrecarga no cérebro criado por um esforço fusional, gerando sintomas indesejáveis (astenopia) como cefaléia, fotofobia, prurido, queimação etc. Em crianças, quando não corrigida a tempo, a anisometropia pode levar à ambliopia (conhecida como “olho preguiçoso) no olho que tem um maior erro de refração.

Pagina 1 de 22

Prev Next

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Newsletter (2)

Fiero