Tamanho do texto

+
A
--

Identidade para seu negócio

A consolidação de uma empresa atualmente depende da imagem que o consumidor forma sobre ela. Como o consumidor tem o poder de decisão de onde comprar, cada vez mais é importante que a sua marca, ou a sua empresa esteja sempre presente em sua memória sempre que ele pense naquele determinado produto ou serviço. Entre a decisão de escolher esta ou aquela loja e a efetivação da compra, inúmeras lembranças passam pela cabeça daquele que necessita ou deseja algo novo e para que a sua seja lembrada você deve trabalhar na identidade do seu negócio diariamente.

O McDonald’s, por exemplo, tem sua identidade criada para agradar crianças e adolescentes. É óbvio que outras faixas etárias também podem consumir seus produtos e existem itens específicos para cada uma, mas as cores e decoração das lojas, a variedade de lanches divertidos e as próprias campanhas de publicidade deixa claro que o foco é a criança. A rede de lanchonetes mais famosa do mundo, em sua criação, definiu sua estratégia de atuação e depois de tantos anos no mercado sua marca passou a ser reconhecida mundialmente como restaurante “fast food” número um. Portanto, toda vez que uma criança pensa em comer um lanche, ou um adulto jovem em dar um tempo na dieta, a primeira lembrança que vem à cabeça é aquele grande M amarelo e isso graças a identificação da marca na mente dos clientes. No caso do McDonald’s a identidade foi criada com muito investimento em marketing e principalmente na escolha dos produtos que são oferecidos em cada loja.

Já o pequeno varejo não tem o mesmo poder de impacto com suas ações de marketing que um gigante do setor de alimentos, mas se você souber identificar sua clientela principal e garantir os produtos e serviços para ela, certamente você causará uma experiência positiva ao consumidor e colocará o nome da sua loja na memória dele para sempre.

Para isso, você tem que primeiro, entender quem são seus clientes principais e depois ser criterioso na escolha dos produtos que você oferecerá a eles.

A observação é o principal a fazer na hora de identificar sua clientela. Observe a região em que seu negócio se localiza. Pesquise a respeito dos hábitos das pessoas ao redor, do poder aquisitivo, dos hobbies e dos principais postos de trabalho. Depois, analise seus próprios números observando os tipos de produtos vendidos nos últimos meses, o valor médio de vendas, a faixa etária dos consumidores e outros dados que enriqueçam sua análise.

Em seguida, estipule metas de conversão de vendas para sua equipe que priorizem aquele tipo de consumidor, fazendo com que você especialize seu time de vendedores a surpreender cada vez mais seu público alvo e por fim, monte o seu estoque com a cara do seu cliente. Não se deixe levar pelos modismos e pelos boatos, muito menos pela sazonalidade deste ou daquele produto. Lembre-se que seu público alvo tem gosto específico e é para ele que seu negócio vai se empenhar.

Se você for eficiente em atender bem seu público alvo, ele próprio será o multiplicador do seu negócio e fará com que você seja lembrado sempre que ele precise de seus produtos garantindo a você e a sua empresa um futuro muito mais saboroso.

 


LEONARDO CARRARA é empresário do ramo óptico desde 1994. Tem formação em engenharia com especialização em administração de empresas, em óptica e optometria. Docente, professor de técnicas refrativas e coordenador de estágio do Instituto Filadélfia de São Paulo.

Pagina 4 de 52

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)