Tamanho do texto

Ficar cego de amor pode significar problema cardíaco

Dizem que o amor é cego. Acontece que esta afirmativa está além das poesias. O amor pode cegar mesmo, de verdade. E quem garante isso são médicos da Dinamarca que divulgaram o caso de um homem de 66 anos que, cada vez que tinha um orgasmo, perdia a visão em um olho.

A notícia já causa espanto ao informar que o tal paciente tinha relações sexuais de duas a três vezes por semana. Nada mal para um cara de 66 anos, certo? Porém, cada vez que tinha um orgasmo, o sortudo ficava cego de um olho por alguns minutos – o que pode arruinar o momento, como é fácil imaginar.

Os médicos explicaram que a resposta fisiológica à atividade sexual inclui um aumento na atividade do sistema nervoso simpático, frequência cardíaca e pressão arterial sistólica. O paciente apresentou perda visual monocular transitória cada vez que atingiu o clímax da relação sexual, mas nunca durante a realização de exercício físico extenuante. Mecanismos hipotéticos de perda visual monocular transitória incluem vasoconstrição ou embolia no fornecimento de sangue arterial do olho.

Mas antes que as moças riam da situação, é bom saber que o problema também atinge mulheres.

Um médico no Texas (EUA) disse que uma paciente sua, de 48 anos, afirmava ter o mesmo problema. Trinta minutos de atividade sexual e ela começava a sofrer com dores de cabeça e perdia, momentaneamente, a visão de um dos olhos.

Então alguém pode achar que o problema está relacionado à idade, já que os dois casos envolvem pessoas acima dos 40 anos, mas não se trata disso. Segundo médicos, a perda da visão durante as relações sexuais afeta principalmente pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares.

O problema é chamado de perda de visão momentânea mono-ocular e ocorre por causa de algum problema vascular. Quando a pessoa chega ao clímax, um pedaço de tecido gorduroso da carótida se desloca até as veias que fornecem sangue para um dos olhos e bloqueia a passagem, fazendo com que o paciente tenha perda momentânea da visão.

Os especialistas afirmam que a existência deste distúrbio, portanto, pode ser um sintoma de que a pessoa sofre de algum problema cardíaco grave e o tratamento é feito com remédios vasodilatadores. Existem casos mais graves que precisam ser tratados com cirurgia.

O fato é que, se na hora do bem-bom você fica literalmente cego de prazer, é o momento de procurar um médico. Detalhe: estamos falando de orgasmos e não, necessariamente, de relação sexual. Se é que você nos entende...


(Fonte: The Body Odd)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Newsletter (2)

Fiero