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Qualificar para quantificar

Um dos maiores problemas que as óticas brasileiras sempre enfrentaram é sem dúvida a qualificação profissional. Isso não é de se espantar principalmente pelo Brasil ser reconhecido como um país que deixa a educação em segundo plano, e pelo brasileiro ser avesso aos livros e ao conhecimento, mas com as novas tecnologias batendo à porta e com os inúmeros lançamentos que a indústria ótica vem trazendo ultimamente este despreparo está começando a incomodar.

Até bem pouco tempo atrás, as óticas eram dirigidas pelos “óticos práticos” que são os profissionais que aprenderam a profissão no dia a dia da ótica, sem passar por nenhuma instituição de ensino. Como a maioria das óticas era familiar, as técnicas de aviamento de lentes corretivas e suas montagens eram passadas de pai para filho ou em alguns casos para funcionários de confiança. Algumas instituições de ensino aproveitaram esta oportunidade de negócio e os cursos de ótica se espalharam por todos os estados. Agora, devido às exigências da vigilância sanitária, toda ótica precisa ter seu ótico responsável, com diploma reconhecido pelo MEC. Porém, este diploma não é mais suficiente para satisfazer as exigências que o setor impôs ao bom profissional. É preciso ir além e cada vez mais o profissional competente e conhecedor de tecnologias e produtos fará diferença entre a concorrência.

Uma grande tendência para os próximos anos é a equalização dos preços de produtos similares. Você pode ler a respeito disso no texto “Comoditização da Ótica”. Primeiro pelo empenho dos governos federal e estadual e das instituições de classe em eliminar as falsificações e contrabandos e também diminuir a sonegação. Com regras iguais para todos, é de se concluir que os custos produtivos e todos os outros encargos e despesas que envolvem a chegada das armações às prateleiras das lojas será igual também. Partindo deste princípio, as diferenças de preços envolverão basicamente as diferenças de qualidade, tecnologia e design. O segundo motivo é a qualificação da própria indústria. Com o desenvolvimento de novos materiais e a implantação de modernos sistemas de acabamento os produtos estão atingindo qualidades superiores com preços acessíveis ao bolso da maioria dos brasileiros que também vem aumentando seu poder aquisitivo.

Com tudo isso as opções de bons produtos com preços justos no mercado cresceram significativamente e o profissional que não se preparar pode perder a chance de satisfazer o cliente e consequentemente perder vendas, principalmente porque a diversidade de tecnologias e até mesmo estilos exigirão um conhecimento além das técnicas óticas tradicionais. Os argumentos para fazer um cliente decidir entre comprar este ou aquele produto vai ter que ser convincente e baseado em fortes argumentos. Assim o profissional instruído terá muito mais chances de efetivar um negócio frente aquele antiquado e ultrapassado.

O cliente dos dias atuais não compra qualquer coisa e para convencê-lo o bom profissional terá que oferecer não apenas características técnicas, mas também benefícios, estilo e mais além, despertar os desejos de consumo de cada um. Por isso da importância em reciclar os tradicionais métodos de venda e em principalmente se munir de informação sobre tudo que ocorre envolvendo os óculos e também os olhos. Invista em conhecimento em você e na sua equipe que certamente os resultados surgirão em breve no caixa da sua empresa.



LEONARDO CARRARA é empresário do ramo óptico desde 1994. Tem formação em engenharia com especialização em administração de empresas, em óptica e optometria. Docente, professor de técnicas refrativas e coordenador de estágio do Instituto Filadélfia de São Paulo.

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