Tamanho do texto

Olhos cem vezes mais eficientes

Quem gosta de pets adora este tipo de matéria, mas, quem não é muito fã, pode questionar o motivo de Saúde Visual publicar artigos assim.

O motivo é que os sentidos dos animais ainda é um campo cheio de mistérios. Tanto que são feitos estudos de várias espécies para buscar respostas que, em um futuro próximo, podem nos surpreender e até nos ajudar já que, apesar dos cientistas não precisaram em que lugar ficaria o homem na lista dos bons de olho, é provável que não consigamos ficar, sequer, entre os 10 melhores colocados – e cada nova descoberta nos deixa numa situação ainda mais delicada.

É o caso dos tubarões da família Scyliorhinidae. Segundo uma pesquisa, liderada pelos cientistas do Museu Americano de História Natural, mostra que estes animais emitem e são capazes de enxergar luz fluorescente emitida por seus corpos. É possível que eles usem essa capacidade para se comunicar com membros da mesma espécie em águas profundas. A experiência, publicada na revista Scientific Reports, usou câmeras especiais que imitam os olhos do tubarão para registrar o fenômeno, que não pode ser visto pelos olhos humanos

O estudo focou na habilidade visual desses animais, mostrando que os seus olhos eram capazes de absorver a luz emitida pelos corpos dos outros. Usando uma técnica chamada microespectrofotometria, os pesquisadores conseguiram identificar uma variedade de pigmentos que permite que enxerguem em ambiente de pouca luz.

“Os olhos dos tubarões podem ser cem vezes mais eficientes que os nossos em condições de pouca luz. Eles nadam em áreas que são incrivelmente difíceis para o ser humano conseguir ver algo. Mas é onde eles têm vivido por mais de 400 milhões de anos, então eles se adaptaram a essa condição de luz”, contou David Gruber, autor do estudo e pesquisador do Museu Americano de História Natural.

Com essas informações, foi possível construir uma câmera especial que simula como os tubarões enxergam embaixo d’água. As imagens captadas mostraram contrastes nos padrões de fluorescência. A luz emitida era mais forte quanto maior a profundidade dos animais, sugerindo que eles não só podem enxergar a luz como conseguem usá-la para se comunicar com outros.



(Fonte: G1)

Prev Next

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Newsletter (2)

Fiero