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Atividade ou realização?

Será que se trabalharmos oito, nove, dez horas por dia significará que somos profissionais produtivos? Qual é a diferença entre “atividade” e “realização”?

O naturalista francês, Henry Fabre, fez uma inusitada experiência, que responde as duas questões anteriores. Ele reuniu várias lagartas de procissão (elas têm esse nome porque andam em fila) e as colocou sobre uma mesa. Rapidamente elas ficaram em fila. Cuidadosamente ele formou um circulo com essas lagartas, de tal forma que a lagarta líder tocava seu corpo na última lagarta. No centro desse círculo Henry Fabre colocou folhas de pinheiro, que é o alimento preferido da lagarta de procissão. Cada lagarta estava a 15cm do seu alimento preferido. Elas andaram em círculo um dia, sem se alimentarem; dois dias, sem se alimentarem; três dias, sem se alimentarem. No quarto dia estavam todas mortas! Tiveram muita atividade e nada de realização!

A experiência do naturalista Henry Fabre evidencia que a realização é o que importa. De que vale um líder ter muita atividade se sua equipe pouco realizar?

Pode ocorrer de um profissional ter muita atividade e ao mesmo tempo muita realização, pois, não necessariamente atividade e realização tem a ver com o número de horas trabalhadas, isto é, há quem exerce muita atividade e muito realiza, assim como há quem exerce pouca atividade, e também muito realiza, como bem evidenciam os exemplos a seguir.

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, quando atuante, trabalhava 15 horas por dia e nunca tirou férias. Ele é o exemplo de quem tem muita atividade e muita realização. Júlio Ribeiro, presidente da Talent (que criou entre outras as  propagandas da Brastemp) não trabalha. Ou melhor, seu “escritório de trabalho” é um atelier que fica dentro de sua agência de propaganda. Ele, que gosta muito de pintar, fica o dia inteiro pintando quadros, enquanto sua equipe trabalha. Quando sua equipe precisa de alguma sugestão, reúne-se com Júlio Ribeiro. E geralmente é ele quem dá as melhores idéias. Júlio Ribeiro é o exemplo de quem praticamente não tem atividade, mas muito realiza.

A lição que podemos tirar dos exemplos citados é a de que, em vez de perguntarmo-nos o quanto estamos trabalhando, perguntemos: o quanto estamos realizando?

 

 

ALKÍNDAR DE OLIVEIRA é consultor de empresas, escritor, palestrante e professor de liderança, oratória, comunicação interna, visão sistêmica, ambiente organizacional e outros temas. Paulista, ministra treinamentos comportamentais para líderes em todo o Brasil. É criador da Metodologia do Diálogo e do Consenso. Site: .

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