Tamanho do texto

+
A
--

Os Olhos - A Córnea

A córnea é uma estrutura anesférica e transparente que juntamente com a esclera compõe a túnica fibrosa do olho. Ela representa o principal dióptrico do sistema óptico-ocular e possui algumas características, como ser não-pigmentada, avascular, ter epitélio não queratinizado, conter fibras nervosas amielínicas e forma convexa que permitem-na desempenhar funções ópticas importantes, como executar dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila. O fato de não haver vasos sanguíneos na córnea garante a sua total transparência, que é uma das formas de se distinguir uma córnea saudável. Além disso, uma córnea saudável apresenta curvatura que ajuda a formar a imagem na retina com foco e nitidez, por isso as alterações nesta curvatura prejudicam a visão.

A córnea fica situada na região polar anterior do globo ocular, cuja função é refratar e transmitir a luz. Sua face anterior é elíptica, medindo aproximadamente 12,6 mm no meridiano horizontal e, 11,7 mm no vertical. Apresenta uma espessura média de 0,520 mm na região central e de 0,650 mm ou mais, na região periférica.

Ela é composta por cinco camadas: epitélio, camada de Bowman, estroma, membrana de Descemet e endotélio, com suas características morfológicas próprias, que confere estrutura e proteção ao olho, graças à sua alta resistência mecânica. Aliás, cada uma das camadas da córnea parece ter características mecânicas próprias, conferidas pelas junções intercelulares e complexos de adesão, como no epitélio, ou elasticidade pequena, como a da camada de Bowman, o que faz com que a córnea anterior se deforme proporcionalmente mais intensamente nos casos de edema de córnea. O estroma corresponde a 90% da espessura corneal, sendo composto por colágeno produzido pelos ceratócitos, células que também produzem proteoglicanos e glicoproteínas da matriz extracelular. A membrana de Descemet é bastante elástica e o endotélio corneano é pouco resistente, formado por uma única camada de células.

Compreendendo melhor as cinco camadas que formam a córnea, temos:

O Epitélio, que compreende-se pela camada superficial da córnea. É uma célula provida de grande capacidade de regeneração. Já a Membrana (ou camada) de Bowman é constituída a partir de células do epitélio basal, lâmina basal e fibras do Estroma anterior. O Estroma é um tecido responsável por sustentar a célula, conhecido como tecido conectivo e a Membrana de Descemet é responsável por revestir a superfície do Estroma e uma camada posterior, localizada próximo ao Endotélio: células hexagonais responsáveis por manter a transparência das camadas da córnea.

Assim como as impressões digitais, cada indivíduo tem sua córnea com características mecânicas próprias, com menor ou maior capacidade de tolerar, por exemplo, a pressão ocular.

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)