Tamanho do texto

+
A
--

Uma mudança na cirurgia para catarata

Saúde Visual apresentou aqui a emocionante história da pequena Nicolly, que nasceu com uma forma agressiva de glaucoma congênito. A menina precisou fazer uma cirurgia nos EUA e, mesmo não estando com 100% de visão, já voltou a enxergar.

A boa notícia para as crianças que nascem com graves problemas visuais é que pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) e parceiros da China desenvolveram uma nova técnica regenerativa para tratar catarata congênita em bebês. Essa novidade permite que células-tronco cresçam e se tornem lentes funcionais para os olhos deles.

O tratamento foi testado em animais e em um pequeno grupo humano de 12 crianças, mas trouxe resultados animadores: houve muito menos complicações do que o tratamento cirúrgico tradicional, e as lentes regeneradas apresentaram superioridade visual.

A catarata congênita – quando o bebê já nasce com o cristalino opaco ou quando isso acontece logo após o nascimento – é uma causa importante de cegueira na infância. As lentes opacas impedem a passagem da luz para a retina, e a informação visual não é enviada ao cérebro. O tratamento atual depende da idade do paciente e não significa uma visão perfeita para quem o segue. A maioria dos pacientes pediátricos precisa de óculos depois da cirurgia.

“O objetivo final da pesquisa com células tronco é buscar o potencial regenerativo das células do próprio paciente”, diz Kang Zhang, um dos pesquisadores.

O estudo humano envolveu 12 crianças com menos de dois anos de idade que receberam o novo tratamento e outras 25 crianças da mesma idade que passaram pelo tratamento tradicional. O segundo grupo teve maior incidência de inflamação pós-cirúrgica, hipertensão ocular e lentes mais opacas.

Já o primeiro grupo apresentou menos complicações e uma melhora mais rápida. Depois de três meses, todos já tinham lentes claras que proporcionavam boa visão.

Zhang e seus colegas esperam expandir o trabalho ao tentar o mesmo tratamento em pacientes idosos. “Acreditamos que nossa nova técnica vai resultar em uma mudança na cirurgia para catarata e pode oferecer uma opção mais segura e melhor para os pacientes no futuro”, diz ele.



(Fonte: MedicalXpress, via HypeScience)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)