Você deve ter lido e relido o título deste artigo, mas é isso mesmo que você leu: Pesquisadores descobriram uma parte do corpo humana anteriormente desconhecida. E esta nova parte fica localizada dentro do olho.
Antes de ir ao espelho para curtir a mais nova adição à anatomia humana, atente para o fato de que, se está dentro do globo ocular, conclui-se que é uma parte muito pequena. De fato, com apenas 15 mícrons de espessura, a camada de material recém-descoberta é tão diminuta que chamá-la de parte do corpo humano parece algo inapropriado, mas acredite, é isso que ela é.
Batizada de Camada de Dua em homenagem a Harminder Dua, o professor de oftalmologia que fez a descoberta, a nova parte do corpo humano fica na parte de trás da córnea, que anteriormente tinha apenas cinco camadas conhecidas. Dua e seus colegas descobriram a nova parte do corpo ao aplicar injeções nas córneas que haviam sido doadas para pesquisa e com a utilização de um microscópio eletrônico de varredura de cada camada separada.
Os pesquisadores agora acreditam que uma lágrima na Camada de Dua é a causa de hidropsia, uma doença que leva ao acúmulo de líquido na córnea. De acordo com Dua, o conhecimento da nova camada permitirá que os médicos façam diagnósticos mais precisos e, consequente, consigam realizar tratamentos mais eficazes contra lesões na córnea. Isso sem contar que esta descoberta também vai facilitar os transplantes de córnea.
Ainda segundo Harminder Dua, “do ponto de vista clínico, há muitas doenças que afetam a parte de trás da córnea e, por isso, médicos de todo o mundo já estão começando a relacioná-las com a presença, a ausência ou um trauma qualquer nesta camada”. O professor Dua lembra que, com esta grande descoberta, “os livros didáticos de oftalmologia precisarão ser reescritos”.
Ok, agora pode ir lá no espelho tentar ver a nova parte de seu corpo...
O estudo completo está disponível na revista Ophthalmology.
(Fonte: PopSci)