Tamanho do texto

+
A
--

Um século inteiro diante dos olhos

Há apenas algumas décadas atrás, tornar-se um centenário era extremamente raro. Ainda mais para os personagens de “Happy at 100” (Feliz aos 100), um ensaio fotográfico do fotógrafo alemão Karsten Thormaehlen, que nasceram por volta da virada do século passado.

Thormaehlen começou a tirar fotos de pessoas centenárias como freelancer em 2006 para um projeto pessoal que durou até 2011, depois de ter fotografado mais de 40 alemães que haviam vivido mais do que a maioria de nós pode imaginar. A série, Jahrhundert Mensch (Pessoas seculares) fez tanto sucesso que ganhou esta continuação, Happy at 100. Ambas já foram transformadas em uma série de livros e exposições.

O fotografado mais velho é Margit, que nasceu em 1904. O mais novo nasceu em 1910. Para se ter uma ideia, estas são pessoas que já enfrentaram a República de Weimar quando ainda eram crianças pequenas, a Segunda Guerra Mundial como jovens adultos e a reconstrução, divisão e reunificação da Alemanha. Eles foram testemunhas de toda a evolução da tecnologia moderna, começando nos telegramas do passado e terminando nos smartphones atuais. E, mesmo assim, não podemos sequer imaginar tudo o que eles têm enfrentado em seus 100 anos de vida.

Uma coisa que todas essas pessoas têm em comum parece ser o seu senso de humor. Diante destes seculares, a maioria dos espectadores se pergunta, obviamente, "qual é o segredo?". De acordo com o The Guardian, alguns dos centenários creditam a longevidade a um copo de uísque, outros a "lembrar-se de respirar." Isso parece bastante inconsequente, até olharmos para todos os estudos científicos recentes, sugerindo que ficar calmo, ser extrovertido, entusiasta e feliz, tem muito a ver com a longevidade. Outro detalhe: Quase todos eles viveram suas vidas em ou perto do local de seu nascimento.

Thormaehlen descreve seus retratos como “um olhar profundo dos olhos que viram um século completo”. No site do projeto, é possível ver o “antes e o depois” dos fotografados. Cada retrato nos mostra o rosto de alguém que viveu um século inteiro. Parece simples agora, numa época em que cada recém-nascido que chega ao mundo tem enormes chances, estatisticamente falando, de viver pelo menos até os 100 anos. Tenha isso em mente para poder soprar suas próprias 100 velas!

Confira a série completa aqui.


(Fonte: The Guardian)

Prev Next

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)