Tamanho do texto

+
A
--

Zika conseguiu romper as paredes de proteção do olho

Desde que foi confirmado que o vírus da zika afeta os olhos, Saúde Visual vem publicado matérias acompanhando o desafio dos médicos com a falta de estrutura adequada para examinar a evolução do quadro ocular dessas crianças.

Se a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estava liderando os estudos nesse campo, partiu de outra universidade, a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, a descoberta de mais uma complicação provocada pelo vírus da zika, publicada em uma das principais revistas científicas do mundo, o The New England Journal of Medicine.

O que antes parecia apenas uma conjuntivite, comum em casos de zika, chamou a atenção de João Marcello Fortes Furtado, professor da USP de Ribeirão Preto. "Na primeira avaliação oftalmológica, eu verifiquei que, na verdade, além desse olho vermelho, ele tinha uma inflamação intraocular, então o olho direito dele estava inflamado”, afirmou o médico.

Uma amostra do líquido do olho foi então enviada para testes no laboratório de virologia da USP. A análise revelou a presença de uveíte, uma inflamação intraocular. Até então, os pesquisadores sabiam que esse tipo de inflamação ocorria apenas de forma congênita, passada de mãe para filho durante a gravidez. A surpresa foi a constatação de que o vírus da zika conseguiu romper as paredes de proteção do olho.

Uma semana depois, novos testes revelaram que a inflamação tinha avançado para o olho esquerdo, o que fez a visão do paciente diminuir pela metade.

Os pesquisadores dizem que uma inflamação como essa nos olhos pode até desaparecer pela própria reação do sistema imunológico do corpo, mas o melhor para o paciente é procurar o médico, porque o caso pode se agravar.

"O paciente com essa inflamação intraocular, de maneira persistente, ele pode ter várias complicações, uma delas é o desenvolvimento de catarata, e outra também que pode acontecer é o aumento da pressão do olho, que isso daí pode levar a uma perda de visão progressiva e permanente", declarou João Marcello.

O paciente, que foi analisado na pesquisa, acabou curado da inflamação nos olhos.



(Fonte: G1)

Prev Next

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)