Tamanho do texto

+
A
--

Acabando com a infância: as inúteis telas plásticas de TV

Saúde Visual apresentou nesta matéria a opinião do jornalista Anahad O'Connor, do The New York Times, sobre o mito ainda atual de que assistir TV de perto prejudica os olhos. Anahad ressalta que os parelhos de hoje em dia já não mais apresentam motivos para este tipo de preocupação.

Porém, como ele próprio lembra em seu texto, “antes de 1950, os aparelhos de televisão emitiam níveis de radiação que, após exposição repetida e alargada, podiam ter um maior risco de problemas nos olhos de algumas pessoas”. E foi por isso que uma leitora nossa nos escreveu a respeito de uma famosa película colorida feita para TVs na década de 60 e começo da de 70, quando nossos aparelhos ainda eram preto-e-branco.

Má notícia para ela. E para você, caso também tenha vivenciado o apogeu da película. E para as nossas avós, mães e tias que compraram e usaram tal artefato na ingenuidade de que, assim, estavam protegendo as vistas de seus filhos...

Originalmente, a película colorida se chamava Tele-Color, fabricada pela indústria Rologar, de São Paulo que partia da seguinte premissa: se a luz projetada pelo tudo incomodava os olhos nada melhor do uma tela feita do mais autêntico plástico japonês que simplesmente acabava com o fantasma, o chuvisco e os reflexos da tela (se você não sabe o que é isso, pergunte para seus pais). Além de deixar as imagens mais nítidas, “dentro de uma coloração cientificamente estudada”, conforme a propaganda do produto.

A mesma propaganda apresentava um documento com firma autenticada em cartório e assinado pelo médico Walter Cardoso Rossi atestando que o produto representava, de fato, “um processo benéfico para o órgão da visão”. Segundo apurações feitas pelo Saúde Visual, o Dr. Rossi, já falecido, era radiologista.

Por sua vez a empresa Rologar decretou falência em 1967, cinco anos antes do advento das TVs coloridas no Brasil. O motivo é fácil de entender, afinal de contas o Tele-Color não fazia nada de relevante para a saúde dos olhos. Tratava-se tão somente de um plástico verde, azul ou tricolor que deixava a tela inteira com a mesma cor enquanto a Rologar afirmava que o produto deixava a imagem colorida. E, de japonês mesmo, só o dono da empresa, o senhor Yoshiyuki Okamoto.


(Fonte: Gizmodo)

Prev Next

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)