Tamanho do texto

+
A
--

Enxergando as aves através de seus cantos

Pascal Belin liderou uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Canadá que é considerada a primeira a trazer evidências confiáveis de que os cegos possuem uma melhor sensibilidade auditiva. Segundo ele, quando as pessoas ficam cegas, “as partes de seus cérebros que seriam usadas para processar informação visual se reorganizam para assumir outras funções - em particular, processar informação auditiva". O pesquisador conclui que quanto mais cedo esta reorganização acontece, mais eficiente é.

Este parece ser o caso de Juan Pablo Culasso. Deficiente visual de nascença, ele aprendeu desde cedo a distinguir com precisão, pelo timbre ou afinação, os mais diferentes tipos de sons, ruídos e barulhos do cotidiano. O canto das aves se tornou seu som favorito e, há 11 anos, ele registra e estuda estes animais.

Tudo começou em Montevidéu, no Uruguai. Enquanto uns viam a beleza nas cores e nos formatos dos pássaros, Culasso se impressionava pela elaboração dos cantos e pela magia dos sons variados de variadas espécies. A atividade passou a ser um trabalho e uma luta pessoal pela conscientização do risco de extinção de várias espécies quando, em 2000, ele foi convidado pelo biólogo Santiago Claramunt para ajudá-lo a registrar o canto do caboclinho-de-barriga-vermelha utilizando um gravador Marantz PMD222. A única instrução que recebeu sobre o aparelho foi onde ficava localizado o botão REC, para iniciar a gravação.

Culasso acabou se apaixonando pela atividade e há oito anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde aprofundou os seus estudos. Hoje, conta também com uma parábola, espécie de receptor gigante, acoplada ao equipamento.

O rapaz costuma dizer que enxerga as aves através de suas vozes e garante ter mais de 800 vozes memorizadas. Outros 25 mil sons de espécies diferentes estão guardados em seu computador. Muitas ameaçadas de extinção, outras que supostamente desapareceram, mas que ainda mobilizam os ornitólogos.

O pai de Culasso, Juan José, é fotógrafo e complementa o trabalho do filho com imagens das aves estudadas. Pai e filho passam fins de semana isolados, em silêncio, embaixo das árvores das florestas dos Campos Sulinos, no Uruguai, e as da Floresta Amazônica. No estado do Rio, sua área preferida são as reservas da cidade de Cachoeiras de Macacu, cidade que fica no caminho para Nova Friburgo.

As melodias ficam registradas no site pessoal de Culasso e em CDs, que são procurados para exposições em todo o país e utilizados como sonoplastia em programas de televisão. Juan também trabalha como instrutor de cursos de gravação de canto de aves. Através de fones, seus alunos ouvem as gravações dos acordes da fauna feitas por ele.


(Fonte: O Globo)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)