Tamanho do texto

+
A
--

A cirurgia de visão a laser, sem mistérios nem promessas

Quem usa óculos (ou precisa usar) certamente já ouviu algum comentário sobre cirurgia a laser para deixar a visão mais nítida. Os tipos mais comuns são o LASIK (iniciais de Laser-Assisted in Situ Keratomileusis) e o PRK (Photorefractive Keratectomy). Esta família de cirurgias pode trazer de volta a visão 20/20 e reduzir - ou mesmo eliminar - a necessidade de óculos ou lentes de contato. Mas a cirurgia a laser para a visão pode ter efeitos colaterais indesejáveis.

No geral, os melhores candidatos para fazer uma cirurgia são os míopes, os hipermétropes, ou os que tenham astigmatismo. Nestes casos a cirurgia pode funcionar se a receita de grau não mudou em pelo menos um ano e a saúde dos olhos está boa. Assim como a saúde em geral.

Isso porque as doenças que afetam o processo de cura podem fazer a cirurgia se tornar uma má escolha em alguns casos. Quem sofre de diabetes, HIV, lúpus ou a artrite reumatóide, precisa conversar com um oftalmologista sobre as melhores opções de tratamento. Outras condições que exigem uma avaliação cuidadosa e pode tornar a pessoa um mau candidato para cirurgia inclui olho seco, pupila grande, córnea fina e, principalmente, para quem sofre com ceratocone.

Uma questão muito importante é a de que não existe nenhuma garantia de que o paciente submetido ao processo cirúrgico, ainda que bem sucedido, deixará de usar óculos completamente. Hábitos como os da leitura e dirigir à noite podem exigir o uso de óculos. Quem tem grau muito elevado tem grandes chances de ainda precisar de óculos na maioria das vezes após a cirurgia. Outro detalhe é que cirurgias de visão a laser padrão não tratam a presbiopia, a visão embaçada ou ‘cansada’, que começa depois de 40 anos de idade.

Chama-se “padrão” a cirurgia LASIK que remodela a córnea, a superfície clara e arredondada do olho, para que esta tenha um resultado melhor ao focalizar a luz que entra no olho. O globo ocular é mantido no lugar por um anel de sucção e a córnea é levantada e achatada. O cirurgião faz uma pequena aba na córnea e com laser - um feixe de luz ultravioleta - remodela a córnea com base no exame de vista pré-operatório. O flap corneano é dobrado de volta no lugar.

Uma nova forma de LASIK é conhecida como Wavefront-Guided e é mais preciso do que o padrão. E também mais caro. Antes da cirurgia, o médico cria um mapa detalhado dos olhos usando um "aberrometer". Isso grava até mesmo as menores imperfeições da córnea. Em teoria, este método dá melhores resultados e propicia uma melhor visão. E, em alguns estudos, os pacientes relataram menos problemas com a visão noturna do que aqueles que fizeram a LASIK convencional.

No procedimento PRK o cirurgião opera diretamente sobre a superfície da córnea do olho em vez de trabalhar sob uma aba. Este procedimento corrige os mesmos problemas de visão que a LASIK, mas pode ser uma opção melhor para as pessoas com córneas finas ou olhos secos. O tempo de recuperação é mais longo e menos confortável do que na LASIK. Os pacientes costumam usar uma lente de contato "bandage" de três a cinco dias após o procedimento.

A LASIK tem uma alta taxa de sucesso, especialmente para miopia. Segundo alguns estudos, neste procedimento 94% a 100% dos pacientes com miopia obtiveram visão 20/40 ou melhor. De 10% a 20% de todos os pacientes necessitaram de outra cirurgia. Um em cada cinco pacientes relatam sofrer de olho seco após a cirurgia. Um pequeno número de pacientes, de 1% a 5%, tiveram perda de visão parcial ou um enfraquecimento da córnea, denominado ectasia.

Com relação ao PRK estudos sugerem que 70% dos pacientes conseguiram uma visão 20/20, 92% dos pacientes obtiveram uma visão melhor ou igual que 20/40. A PRK funciona melhor para casos de hipermetropia baixa ou moderada.

Tudo explicado sobre os métodos é bom ter em mente que nenhuma cirurgia é livre de riscos. Muitos dos efeitos colaterais comuns, como olho seco ou outros desconfortos, surgem dentro de alguns dias a alguns meses. Mas alguns podem exigir nova cirurgia ou causar danos permanentes. Alguns dos riscos mais comuns tanto da LASIK quanto do PRK incluem olho seco permanente, halos, brilho, ou visão dupla - tornando difícil dirigir à noite, surgir algum grau acima ou abaixo da correção da visão, exigindo óculos ou lentes de contato após a cirurgia, redução da visão ou, muito raramente, a perda de visão.

Mas quem não pode fazer uma cirurgia a laser pode optar pelas lentes artificiais - chamadas de lentes intraoculares fácicas (PIOLs). Elas foram aprovadas para o tratamento da miopia. As lentes são feitas de silicone ou plástico e colocadas cirurgicamente na frente da lente natural do olho. Mas também neste caso existem possíveis riscos que incluem perda de visão, problemas de visão noturna e cirurgia adicional para ajustar, remover ou substituir as lentes.


(Fonte: WebMD)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)