Tamanho do texto

+
A
--

O impacto do olho seco no desempenho visual ao dirigir

Olhos secos - ou “distúrbio na umidade dos olhos” -, podem ser causados por muitos fatores, incluindo os de ambiente como luz solar muito forte, fumaça, pólen e poeira. Ou trabalhar ininterruptamente em frente ao computador. Este problema também pode ser causado por medicamentos, como antidepressivos ou bloqueadores beta. Mulheres na fase da menopausa são afetadas por que as mudanças hormonais podem causar olhos secos. Outra causa são os problemas de visão tratados incorretamente, já que os olhos geralmente ficam muito tensos.

Por causa do vento, ciclistas que não utilizam óculos de proteção também são frequentemente afetados pelo problema. Óbvio que quem dirige carro conversível também pode padecer do problema. Mas uma equipe de oftalmologistas do Centro de Investigação do Quinze-Vingts National Ophthalmology Hospital em Paris, França, resolveu avaliar a performance visual em pacientes com olho seco ao conduzir um veículo comum.

Um total de 20 pacientes com olho seco, de diferentes idades e sexo, foi incluído no projeto. Outros 20 sem qualquer problema visual também. A capacidade de condução foi avaliada utilizando-se um simulador de condução específico exibindo alvos localizados aleatoriamente com um aumento progressivo de contraste a ser identificado. Outros exames incluíram exames clínicos, medidas de série para problemas de alta ordem da córnea além de um questionário de qualidade de vida relacionada à visão.

Os dados coletados durante o teste de direção (ou seja, o número de alvos visto, a sua posição e o tempo de resposta) foram comparados entre os grupos e analisados de acordo com os dados clínicos, dinâmica de aberração e índice de qualidade de vida. A percentagem de alvos perdeu, bem como tempo médio de resposta foram significativamente maiores em pacientes com olho seco, em comparação aos demais. Mais especificamente, a função visual de pacientes com olho seco foi mais prejudicada em situações específicas, tais como abordagens em cruzamentos ou rotatórias.

Em pacientes com olho seco, o tempo de resposta correlacionou-se positivamente com o índice de progressão para os problemas de alta ordem da córnea e com os "sintomas" ligados à qualidade de vida. Assim, a degradação das qualidades oculares relacionadas à síndrome do olho seco está associada com deficiência visual durante a condução de veículos, segundo a pesquisa.

O fluido lacrimal, lançado nos olhos em cada piscada da pálpebra através dos dutos lacrimais, contém sal, glicose e proteína e produz uma fina película lacrimal que possui várias funções, como retirar partículas invasoras e manter a lubrificação dos olhos, assegurando que as pálpebras deslizem suavemente. O fluido lacrimal também assegura que a córnea seja umedecida uniformemente e fornece ao olho oxigênio e substâncias nutricionais.

Este estudo demonstrou objetivamente o impacto causado nos olhos quando os dutos lacrimais não produzem fluido suficiente ou a composição do fluido lacrimal não está correta, impedindo que os olhos fiquem completamente cobertos pela película lacrimal.


(Fonte: Optometric Physician)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)