Uma boa caminhada funciona não apenas como uma boa recomendação médica mas é, também, uma ótima forma de se passear pelas ruas das cidades, deixando o carro na garagem. Como a maioria destas cidades orientam seu planejamento urbano em função dos veículos, uma avaliação das condições das ruas levando em conta o ponto de vista do pedestre é algo que precisa ser muito bem considerado.
Adam Davies é uma pessoa que considera isso. Ele é reconhecido por desenvolver projetos para facilitar o uso das ruas por pedestres e por ciclistas, focando no espaço compartilhado, sobretudo no Reino Unido. Davies, também, é o fundador do Walkanomics.
Trata-se, em verdade, de um trabalho tão simples quanto grandioso: pedestres de todo o mundo dão sua opinião sobre as condições das ruas por onde andam, ou moram, tendo como base os seguintes critérios:
- Segurança viária: Quão seguro você se sente nesta rua em relação ao trânsito?
- Facilidade para atravessar: Quão fácil é atravessar a rua em pontos regulares?
- Calçadas: Existem em toda a rua? São de boa qualidade e largas o suficiente? Têm mobiliário desnecessário? Ficam superlotadas?
- Elevação: Quão íngreme é esta rua? Se é muito íngreme, há corrimãos ou assentos?
- Navegação: Quão fácil é se localizar nessa rua ou área? É fácil se perder? A rua está bem sinalizada para pedestres? Ela aparece bem indicada em mapas?
- Criminalidade: Quão seguro você se sente nesta rua em relação à criminalidade?
- Inteligência e beleza: Quão limpa é a rua? Ela tem árvores? As construções são atraentes?
- Diversão e relaxamento: É um lugar divertido e interessante para estar? Tem atmosfera relaxante?
Para gerar a classificação final, as avaliações são cruzadas com dados públicos, como estatísticas de acidentes, trânsito viário e iluminação. Com estes dados, o Walkonomics fornece um espaço interativo on-line onde as pessoas, o governo e as empresas podem sugerir, discutir e criar melhorias para as ruas, bairros e cidades.
Por enquanto, o projeto mapeia as ruas do Reino Unido, de Nova York e de São Francisco e, apesar de ser muito útil para corrigir eventuais imprecisões ou erros nas avaliações das ruas, o Walkonomics não é um projeto inclusivo. Não existe nenhuma ferramenta ou espaço no site para que os deficientes possam também se manifestar.
Se o ponto de vista do pedestre que enxerga, por exemplo, deve ser considerado, imagine então o quanto vale uma opinião de quem não enxerga? Se andar pelas ruas e calçadas das cidades muitas vezes é um verdadeiro suplício para quem tem visão perfeita, considere as dificuldades de uma pessoa cega ao enfrentar o mesmo suplício?
Em tempos de inclusão e de tecnologia assistiva, deixar de fora o deficiente é, no mínimo, uma tremenda falta de visão. Neste ponto, o Mobilize Brasil, primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável, através da campanha “Calçadas do Brasil”, saiu na frente.
(Fontes: Walkonomics, Mobilize Brasil)