Quem tem olhos claros certamente passou boa parte da existência recebendo elogios. E, certamente, nunca imaginou que, um dia, estudiosos constatariam que pessoas de olhos claros bebem mais dos que as de olhos castanhos.
O estudo foi feito por cientistas da Georgia State University, nos EUA e você pode conhecer na íntegra clicando aqui. Eles analisaram dados de duas grandes pesquisas e observaram a tendência de ambas as amostragens. Uma das pesquisas foi feita com 10.860 presos, todos do sexo masculino; a outra, com 1.862 mulheres de todo o país. Nas duas, as pessoas com olhos azuis ou verdes bebiam mais e tinham mais problemas com alcoolismo do que as de olhos castanhos.
No caso dos homens, 42% dos com olhos claros eram alcoólatras, contra 38% dos homens de olhos escuros. Entre as mulheres, as com olhos claros disseram consumir “significativamente” mais álcool, em geral, e tinham virado mais drinks nos últimos dias do que as com olhos escuros.
O estudo aponta que, embora as diferenças sejam pequenas, os resultados estão de acordo com constatações anteriores de que as pessoas com olhos escuros são mais sensíveis a certas drogas do que as com olhos claros, o que, hipoteticamente, faz com que bebam menos e, por fim, corram menos risco de virarem alcoólatras.
Outra suposição levantada pelos cientistas deste estudo é que pessoas com olhos claros tendem a ser mais introvertidas. E, essas duas causas - olhos claros e introversão -, podem estar relacionadas durante o desenvolvimento do feto que, ao crescer, procura na bebida alcoólica uma forma de se “soltar mais”, exagerando na dose e chegando à dependência.
Os pesquisadores ainda na acharam uma conclusão, mas fica a pergunta: como ficam as pessoas com heterocromia?
(Fonte: Superinteressante)