Tamanho do texto

+
A
--

Que "doutor de olho" devo consultar?

Muitos leitores de Saúde Visual, através de nosso Fale Conosco ou mesmo nossa página no  (já 'curtiu'?), costumam perguntar qual profissional precisa procurar para fazer seus exames de vista. De fato, existem três categorias profissionais que estamos sempre mencionando em nossos artigos e matérias: o oftalmologista, o optometrista e o oculista.

Quando temos olhos saudáveis que não necessitam de tratamento médico ou cirúrgico especializado, o tipo de oftalmologista escolhido para um exame oftalmológico de rotina é uma questão de preferência pessoal.

Optometristas e oftalmologistas podem realizar exames oftalmológicos de rotina e os dois profissionais são treinados para detectar, diagnosticar e controlar doenças oculares que necessitam de tratamento médico e não médico.

Mas, para quem já tem um problema ocular médico - como glaucoma, degeneração macular ou catarata - é importante procurar atendimento em um oftalmologista, que é altamente treinado e qualificado no acompanhamento e tratamento destas condições. Em muitos casos, isso pode significar que os cuidados médicos ou cirúrgicos vão exigir um especialista no tratamento de uma destas condições, e o oftalmologista faz tal encaminhamento.

A maioria dos optometristas é capaz de tratar medicamente problemas oculares comuns (como os olhos secos e infecções oculares ) e certas doenças oculares crônicas (tais como glaucoma), sem a ajuda de um oftalmologista. Mas apenas os oftalmologistas podem fornecer todo o escopo de opções de tratamento, incluindo a cirurgia do olho, tanto para pequenas quanto para as mais complexas doenças oculares.

Outra opção para o tratamento de problemas de saúde crônicos dos olhos é chamado de co-gestão, onde o optometrista indica um oftalmologista para um diagnóstico definitivo e para definir um plano de tratamento para o problema nos olhos. O oftalmologista, por sua vez, pode optar por gerir o problema médico ou realizar a cirurgia do olho - ou ambos.

Após a condição ser controlada ou tratada cirurgicamente, o especialista em seguida, envia-o de volta para o optometrista, que continua a monitorizar e tratar a sua condição ou realizar o seu tratamento pós-operatório com base nas recomendações do especialista.

A co-gestão é particularmente uma boa solução quando o paciente está muito satisfeito com a qualidade do optometrista, mas quer ter as condições médicas específicas do oftalmo.

Um fator importante que se deve considerar ao escolher um oftalmologista ou um optometrista é a recomendação feita por amigos, familiares ou colegas de trabalho. Referências boca-a-boca são muitas vezes a melhor maneira de encontrar um profissional competente e amigável.

Ah, sim, os oculistas usam as prescrições feitas pelo optometrista ou pelo oftalmologista para produzir os óculos ou lentes de contato indicados por tais profissionais.

 

 

(Fonte: AllAboutVision) 

Prev Next

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)