Tamanho do texto

+
A
--

Aplicativo faz teste para detectar daltonismo

Daltonismo é um distúrbio de visão caracterizado pela dificuldade em diferenciar as cores, notadamente o verde e vermelho. Esta dificuldade pode ser congênita ou ocorrer já na pessoa adulta como consequência de outras doenças oftalmológicas que acometem a retina ou o nervo óptico.

O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente desenvolva estratégias e alternativas para a realização de suas tarefas corriqueiras. Atualmente, a maioria dos testes realizados aplica-se a crianças a partir de três anos e trabalha com sequências de cores e números, que exigem conhecimento prévio para nomear os elementos.

Obviamente, nenhum teste virtual substitui o exame oftalmológico, o que significa dizer que, em caso de suspeita de problemas visuais é indispensável a consulta médica. No entanto, o aplicativo Color Blindnes Test é um meio prático e rápido para saber se você tem algum problema relacionado ao daltonismo.

O software trabalha na forma de um joguinho que apresenta diversas imagens com cores embaralhadas e números “escondidos”. Após diversas questões, o programa traz um percentual de acertos e uma “opinião” sobre o seu resultado final. Para deixar o joguinho um pouco mais completo, há duas opções de teste: o exame rápido e a prova longa, que traz bem mais desafios.

Se você sempre teve essa curiosidade sobre a saúde de seus olhos, faça download do aplicativo aqui, mas, nunca é demais repetir, o Color Blindness Test é um programa independente de qualquer instituto de medicina. Ou seja, os resultados apresentados não podem ser considerados como efetivos.  Assim, se após utilizar o software você acreditar ter identificado algum tipo problema relacionado à identificação das cores, não hesite em procurar ajuda profissional e sanar todas as suas dúvidas.

Ainda mais se houver casos de daltonismo na família, já que o daltonismo é um problema genético ligado ao cromossomo sexual X. Os homens só apresentam um cromossomo deste tipo, e caso carreguem o gene, fatalmente a doença se manifestará, o que explica a maior incidência na população masculina. Já para serem daltônicas, as mulheres devem ter o gene nos dois cromossomos.


(Fonte: Colorblind)

Prev Next

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)