Tamanho do texto

+
A
--

A verdade sobre (e a solução para) os 'olhos vermelhos' nas fotos

Você está em um evento com seus familiares ou amigos. Claro que a vontade é registrar isso. Ainda mais em tempos de redes sociais, onde cada passo é devida e cuidadosamente anotado, fotografado, marcado. As pessoas se ajeitam, fazem poses, caras e bocas. A foto é, enfim, tirada e, para desgosto de alguns, lá estão os famigerados ‘olhos vermelhos’. Apesar de muitos equipamentos jurarem que tal efeito não vai acontecer, mesmo assim às vezes acontece. Ainda bem que dá para tirar outra foto. E outra, e mais outra...

Saúde Visual, em mais um serviço de utilidade pública, explica sobre este fenômeno para ajudar a resolver os problemas de olhos vermelhos e tirar fotografias de amigos, família e animais de estimação sem os temidos olhos “do diabo”.

A aparência de olhos vermelhos nas fotos ocorre quando uma câmera capta a luz refletida na parte de trás da retina ao utilizar um flash durante a noite e com pouca iluminação. Os raios de luz viajam através da córnea e pupila do olho para focar na retina, uma camada de células de detecção de luz na parte de trás do olho. A partir daqui, a retina converte os raios de luz em pulsos eletrônicos que viajam ao longo do nervo óptico para o cérebro, formando as imagens.

Quando o flash da câmera dispara, as pupilas dos olhos não tem tempo para se contrair reduzindo, assim, a quantidade de luz que entra nos olhos. Portanto, uma grande explosão de luz atinge as retinas, reflete de volta, e é registrada na foto.

Devido ao rico suprimento de sangue da coróide, uma camada de tecido conjuntivo na parte de trás do olho que nutre a retina e lhe dá sua cor vermelha normal, surge o efeito (ou defeito) dos olhos vermelhos. Assim, havendo luz suficiente no ambiente para tirar uma foto sem usar o flash, desligue-o e isso evitará os olhos vermelhos nas fotos.

Em uma foto de grupo, acontece que nem todos ficam com os olhos vermelhos. A razão mais provável é que as pessoas sem o efeito nos olhos não estavam olhando diretamente para a câmera ou eles não estavam em linha direta com o flash. Outro motivo diz respeito à embriaguez. Pessoas que beberam (uma ou três ou muitas) bebidas alcoólicas têm tempos de reação mais lentos – até mesmo o tempo de resposta dos olhos fica comprometido. Assim os olhos vermelhos acontecem com mais frequência quando se está intoxicado, porque as pupilas não vão fechar rápido o suficiente e deixarão entrar muita luz.

Raramente o efeito do olho vermelho em apenas um olho indica uma doença ocular, como um tumor ou catarata. Quando apenas um dos olhos fica vermelho, provavelmente isso foi devido ao fato de que um dos olhos (o que ficou vermelho) estava olhando diretamente para a lente da câmera, enquanto o outro olho foi posicionado em um ângulo ligeiramente diferente, não permitindo que a luz que reflete na retina fosse captada pela lente da câmera. Se não for este o caso, é importante visitar o oftalmologista para um exame de vista.

Quando em todas as fotos a pessoa fica com olhos vermelhos, é por olhar diretamente para a lente da câmera, permitindo que a luz do flash reflita na retina em um ângulo direto. Algumas pessoas têm, naturalmente, pupilas maiores do que os outros, o que as torna mais propensas a ter os olhos vermelhos nas fotos.

Outra possível razão para ter os olhos vermelhos é possuir uma quantidade menor de melanina no olho. Pessoas com olhos claros como os olhos azuis ou verdes tendem a ter menos melanina e podem ficar com os olhos vermelhos mais frequentemente.

Há, no entanto, motivo para se ficar atento quando se trata do efeito de olhos vermelhos nas crianças. Por exemplo, se apenas um dos olhos da criança fica vermelho nas fotos, é possível que ele tenha os olhos desalinhados, ou estrabismo. Um brilho branco ou amarelado, chamado de leucocoria, em um dos olhos pode sinalizar uma doença ocular grave, incluindo catarata, doença de Coats, infecção do olho e descolamento de retina. Um reflexo branco ou amarelo também pode ser um sinal de alerta de um câncer raro, mas grave na infância, chamado retinoblastoma.

Nos animais como os cães, gatos e os cavalos o brilho branco, amarelo ou verde refletido nos olhos é causado pelo tapetum lucidum, uma camada reflexiva especial na retina dos olhos de muitos animais. Quando a luz brilha no tapetum lucidum, faz com que a pupila ‘brilhe’ em uma grande variedade de cores, devido à camada reflexiva na parte de trás de seus olhos.

O tapetum lucidum atua como um espelho no fundo do olho e ajuda a melhorar a visão noturna dos animais. O olho humano não tem essa camada adicional, nem alguns animais, principalmente os que são ativos durante o dia e dormem à noite. Mas caso se observe um brilho branco ou amarelo pálido nos olhos de um ser humano nas fotos, deve se procurar um oftalmologista logo, pois pode ser um sinal de doença ocular.


(Fonte: All About Vision)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)