Tamanho do texto

+
A
--

A importância do "teste do olhinho"

Sempre que tratamos de doenças oculares em crianças, mencionamos o teste do olhinho. No entanto, por falta de informação, muitos pais que se preocupam com o teste do pezinho não indagam sobre a visão dos seus bebês, que pode estar sendo ameaçada desde o nascimento por diversas patologias facilmente detectáveis.

Pior: segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (), na maioria dos serviços de neonatologia do país, os olhos dos recém-nascidos não são adequadamente examinados. Como resultado, mais de 50% dos recém-nascidos só tem a alteração descoberta quando estão cegos ou quase cegos para o resto da vida.

Foi com o intuito de diminuir esta porcentagem que foi criada nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, uma lei que exige a realização do “Teste do Reflexo Vermelho” em todos os recém-nascidos, antes da sua alta. Este teste passou a ser conhecido como “Teste do Olhinho”. O Ministério da Saúde recomenda que se faça o teste em todos os bebês recém nascidos, quando tiver mais de 2 dias de vida, mas mesmo assim o exame ainda não é obrigatório em todo o país e, por isso, muitos hospitais não o realizam, cabendo aos pais esta tarefa, recorrendo à clínicas particulares ou oftalmologistas pediátricos. Segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde junho de 2010 o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório.

O teste deve ser realizado nas primeiras 48h de vida da criança e é feito de forma não agressiva ou dolorosa, podendo ser realizado em menos de cinco minutos por qualquer pediatra treinado. O único equipamento necessário é um oftalmoscópio direto que emite um foco de luz sobre o olho do bebê, que causa uma percepção de um reflexo vermelho – daí a origem de seu nome original. Sinais coloridos emitidos permitem o diagnóstico do médico na mesma hora.

As alterações identificadas pelo médico durante o teste são encaminhadas para o oftalmologista. Porém, por funcionar como uma triagem, o teste do olhinho não é específico e não isenta a consulta com o oftalmologista, que deve ser feita até o primeiro ano de vida.



(Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – )

Prev Next

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)