Tamanho do texto

+
A
--

Magnetismo volta ao centro das atenções

As observações de fenômenos magnéticos naturais são muito antigas. Entre elas relatam-se com frequência as realizadas pelos gregos em uma região da Ásia conhecida por Magnésia, embora haja indícios de que os chineses já conheciam o fenômeno há muito mais tempo: no início da era cristã os adivinhos chineses já utilizavam um precursor da bússola, uma colher feita de magnetita que, colocada em equilíbrio sobre um ponto de apoio central, podia mover-se livremente.

No campo da medicina, o trabalho clínico empregando o magnetismo iniciou-se por volta de 1766 com o médico alemão Franz Anton Mesmer (1734-1815), que acabou sendo vítima de calúnias e difamações, apesar de ter usado o método experimental em suas pesquisas.

Eis que o magnetismo volta às manchetes agora, através do trabalho de cientistas franceses que usaram uma técnica chamada estimulação magnética transcraniana para melhorar a visão de pessoas saudáveis.

Segundo os pesquisadores, depois da estimulação magnética de uma área no hemisfério direito do cérebro, envolvida na percepção e na orientação espacial, os voluntários apresentaram uma maior capacidade de detectar alvos que apareciam em uma tela de computador.

Antoni Valero-Cabré e seus colegas do instituto CNRS descobriram uma área do cérebro que dá bons resultados no aprimoramento da visão: o campo visual frontal. A região não é propriamente a área primária da visão, mas ela participa no planejamento dos movimentos oculares e na orientação da atenção que damos ao espaço visual. Usando pulsos magnéticos com duração entre 80 e 140 milissegundos, a sensibilidade visual dos participantes melhorou em até 12%.

Esta descoberta, cujos resultados foram publicados na revista científica Plos One, abre o caminho para o desenvolvimento de novas técnicas de reabilitação para algumas desordens visuais, além da possibilidade de melhorar o desempenho visual de pessoas saudáveis cujas tarefas exijam grande precisão.

Nos primórdios da descoberta do magnetismo, Mesmer fazia uso de alguns instrumentos. A estimulação magnética transcraniana consiste na aplicação de pulsos magnéticos em uma determinada área do cérebro. O magnetismo força a ativação dos neurônios corticais localizados dentro da área de alcance do campo magnético aplicado. Assim, a atividade neuronal é modificada de forma controlada, indolor e temporária.

Há vários anos, teses e debates acadêmicos estão sendo dedicados à questão do uso do magnetismo, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, onde pesquisadores vêm tentando aprimorar a técnica para sua utilização terapêutica, bem como para melhorar determinadas funções cerebrais em pessoas saudáveis. Recentemente, uma pesquisa descobriu que uma técnica similar, baseada em eletricidade, pode aumentar a capacidade de aprendizado.

O fato dos pesquisadores serem franceses dá contornos curiosos a esta notícia, pois foi justamente o corporativismo dos médicos parisienses, defendendo a tendência mecanicista da medicina do século 18, um dos fatores determinantes no contexto em que Mesmer esteve envolvido durante a defesa do magnetismo, notadamente no período em que o médico alemão viveu em Paris.


(Fonte: Diário da Saúde)

Prev Next

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)