Uma mulher da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é uma das primeiras pessoas do mundo a recuperar parcialmente a visão com a ajuda de um olho biônico. Jamie Carley sofre de retinite pigmentosa, uma doença que diminuiu aos poucos a sua capacidade de enxergar pelo olho direito, depois pelo esquerdo, e, em seguida, prejudicou sua visão periférica e noturna. Jamie tinha cerca de 20 anos quando ficou completamente cega.
Após uma operação de cinco horas no Hospital do Olho da Universidade do Colorado, na cidade de Aurora, ela conseguiu voltar a enxergar formas. E pôde ver seu filho, de 15 anos, pela primeira vez.
— Ver meu filho foi fantástico. De fato, eu me emocionei — contou ela à rede americana "CBS".
Durante a operação, os médicos implantaram um microchip com 60 eletrodos dentro da retina do olho direito de Jamie. Esses eletrodos, conectados a óculos especial que ela usa, transmitem o que é captado por uma pequena câmera até o seu cérebro.
Três semanas depois da cirurgia e do início da utilização dos óculos, ela passou a realmente ver contrastes, além de simplesmente formas.
A operação custa em torno de US$ 150 mil, o equivalente a cerca de R$ 565 mil. A equipe médica que operou Jamie, no entanto, afirma que o valor deve ser coberto pelo plano de saúde da americana.
(Fonte: O Globo)