Tamanho do texto

+
A
--

Chip em retina promete cura de cegueira parcial

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das grandes causas de cegueira irreversível em indivíduos com 60 ou mais anos de idade em países desenvolvidos. No Brasil, a DMRI atinge cerca de 3 milhões de brasileiros, conforme parecer da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Já nos Estados Unidos este número sobe para mais de 10 milhões de pessoas por ano.

A doença é comum em pessoas com mais de 55 anos, atingindo a marca de mais de 25% nas pessoas acima de 75 anos. Cerca de 90% dos casos correspondem à forma seca da doença, de evolução lenta e ainda sem tratamento, enquanto os demais pacientes apresentam a forma úmida, bem mais agressiva e caracterizada por hemorragias que comprometem o tecido da retina.

Atualmente, o tratamento consiste em aplicação de lasers ou injeção de drogas que inibem a formação de novos vasos sanguíneos na região.

Porém, para os casos de degeneração da mácula que resultam em cegueira parcial, cientistas das universidades Stanford, nos Estados Unidos, e Strathclyde, da Escócia, desenvolveram um novo tratamento que funciona através de uma prótese capaz de captar informações visuais e, com o auxílio de um sistema elétrico, enviá-las ao cérebro. A novidade foi publicada na revista Nature Communications e no portal da revista Science News.

O sistema, que foi testado inicialmente com sucesso em ratos de laboratório, é formado por um par de óculos equipados com uma câmera, que ficaria acima do nariz da pessoa. Esta envia as imagens captadas para um computador de bolso, que é o responsável por processar a informação visual e enviar lasers infravermelhos para óculos e, consequentemente, para os olhos. Dentro dos olhos, mais especificamente na região da retina, há microchips que são estimulados com a entrada do laser infravermelho e convertem os dados para um sinal elétrico que vai para o cérebro, atingindo a região responsável pela visão.

Nesta maneira de cura da visão parcial não é preciso que a pessoa passe por cirurgias. Os chips colocados na retina são parte de um olho biônico que não necessita de fios implantados cirurgicamente, assim como outras próteses de retina já existentes nessa área da medicina.

Apesar de no Brasil não haver nenhuma pesquisa deste gênero, o neurocirurgião Miguel Nicolelis, uma das referências nesse tipo de pesquisa que utiliza transmissões por energias elétricas no país, em entrevista à revista Isto É, afirmou que esses sistemas elétricos podem levar à cura da cegueira e até da audição.

Não é a primeira vez que implantes de dispositivos que captam imagens e enviam sinais elétricos ao olho permitindo que pacientes cegos 'enxerguem' são destaquem em Saúde Visual. Porém, os apresentados aqui anteriormente só funcionam com pacientes que perderam a visão através de doenças que destroem as células de detecção de luz nos olhos, mas mantém os neurônios de processamento de visão intactos, como na retinose pigmentar.


(Fonte: Jornal do Brasil)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)