Trata-se dos olhos protuberantes, uma protrusão anormal (projeção) de um ou ambos os globos oculares, como ocorre com o humorista Fernando Caruso.
Olhos proeminentes pode ser um traço familiar. No entanto, olhos esbugalhados não é a mesma coisa que olhos protuberantes. Estes últimos devem receber atenção imediata.
A protuberância de um só olho, especialmente em uma criança, é um sinal muito sério e deve ser avaliado imediatamente.
O hipertireoidismo (especialmente a doença de Graves) é a causa mais comum de olhos protuberantes. Com essa condição, os olhos não piscam com muita frequência. Mas nem todo mundo que possui hipertireodismo pode desenvolver a disfunção. Segundo o oftalmologista Newton Vale, membro da equipe da Santa Casa de Juiz de Fora e um dos poucos capacitados para a realização da descompressão orbitária em todo o Brasil e que realizou as primeiras cirurgias do gênero, somente 40% dos pacientes que possuem desequilíbrio nas funções da tireóide desenvolvem a exotalmia.
Geralmente, não há parte branca visível entre o topo da íris (a parte colorida do olho) e a pálpebra superior. Ver uma parte branca nessa área normalmente é uma boa indicação de que há protuberância anormal do olho.
Como as mudanças nos olhos se desenvolvem suavemente, familiares podem não notar até que a condição esteja relativamente avançada. Fotografias frequentemente chamam a atenção para a protuberância quando ela pode ter passado despercebida anteriormente.
A órbita já possui uma certa quantidade de gordura, que serve como uma espécie de "almofada" para os olhos. Com o aumento da gordura nessa região pela disfunção da tireóide, essa "almofada" fica maior, aumenta a pressão na região, e consequentemente expulsa os olhos do paciente para fora. Newton Vale diz que entre os brasileiros é normal uma expulsão do olho até 20 milímetros. O que está acima disso, já é resultado da exotalmia.
(Fonte: Acessa.com)