Tamanho do texto

+
A
--

Cientistas usam vírus projetado para restaurar a visão

A corrida armamentista entre um vírus e as bactérias que eles atacam tem ajudado os cientistas a entender melhor um dos mistérios da evolução: como novas características evoluem? Em uma série de experimentos, bactérias infectadas com vírus adquiriam repetidamente a capacidade de atacar seus hospedeiros através do receptor na membrana celular da bactéria.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA), fizeram com que um vírus desenvolvesse uma nova maneira de infectar as bactérias, e depois observaram as alterações genéticas associadas a essa nova habilidade. Eles também descobriram que as mudanças ocorridas nas bactérias podem impedir que o vírus adquirisse essa nova característica.

Seguindo esta mesma linha, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (também nos EUA) pode tornar mais seguro o uso de vírus para tratar doenças genéticas que levam à cegueira. Neste caso, o vírus atuaria como “mensageiro”, levando genes modificados até células específicas e fazendo com que eles substituam os defeituosos.

Nos últimos seis anos, várias equipes de cientistas trataram com sucesso pessoas com uma doença ocular rara, hereditária, pela injeção de um vírus com um gene normal diretamente na retina de um olho com um gene defeituoso. Apesar do processo invasivo, o vírus com o gene normal, não foi capaz de atingir todas as células da retina que necessitam de fixação.

Embora sofisticado, o método desenvolvido em Berkeley não é simples. “Introduzir uma agulha através da retina e injetar atrás dela o vírus modificado é um procedimento cirúrgico arriscado”, explica o professor David Schaffer, um dos responsáveis pela pesquisa. Mas os médicos não têm escolha porque nenhum dos vírus de entrega de genes pode viajar todo o caminho até a parte de trás do olho para alcançar os fotorreceptores das células sensíveis à luz que precisam do gene terapêutico. Assim, para aumentar o leque de opções, Schaffer e sua equipe geraram cerca de 100 milhões de variantes de um vírus (cada uma carregando diferentes proteínas em sua superfície) e, após diversos testes com cobaias, escolheram cinco capazes de penetrar a retina com eficiência.

Com base em 14 anos de pesquisa, os pesquisadores conseguiram, dentre os cinco, usar um vírus, batizado de 7M8, que precisa apenas ser injetado no humor vítreo - o líquido que preenche o globo ocular -, para levar os genes a um grupo difícil de alcançar de células delicadas, de modo cirúrgico, seguro e não invasivo. “É um procedimento de 15 minutos, e o paciente poderá ir pra casa no mesmo dia”, garante o professor.

Os testes foram realizados em cobaias com retinosquinose (doença que provoca buracos na retina e compromete a visão) e atrofia óptica de Leber (que faz a pessoa perder gradualmente a visão) e tiveram bons resultados. Agora, a equipe procura colaborar com médicos para que, em alguns anos, a técnica possa ser usada clinicamente.


(Fonte: Sci-News)

Prev Next

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)