Tamanho do texto

+
A
--

Projeto Pedaleiros: liberdade e adrenalina para deficientes visuais

Há experiências tão improváveis que parecem saídas de obras de ficção da literatura ou do cinema. Mas são alcançáveis quando alguém determinado decide transformá-las em realidade. Sem jamais ter convivido com um cego em casa ou no trabalho, o publicitário tijucano Rafaello Ramundo, de 36 anos, criou o projeto Pedaleiros, que leva pessoas com deficiência visual para andar de bicicleta em eventos espalhados pela região metropolitana do Rio.

A iniciativa surgiu em março do ano passado, quando o publicitário comprou uma bicicleta dupla para realizar os primeiros testes. Atualmente, são 11 bicicletas. Um pedaleiro guia, treinado para direção e primeiros socorros, vai no selim da frente. Atrás, fica o passageiro, que também pedala e se equilibra com o auxílio de outro guidão. Os eventos atraem cerca de 200 participantes. O publicitário revela que, no início, até mesmo os beneficiados pelo projeto ficavam incrédulos com a possibilidade de andar de bicicleta.

— Muitos duvidavam, não conseguiam acreditar nesta possibilidade. Mas hoje a resposta é excelente, eles desfrutam de uma grande sensação de liberdade depois de passarem pela experiência, sentem uma adrenalina grande. Eu fico feliz, porque o nosso propósito era mesmo esse: o de oferecer uma programação especial para um público para o qual não há atrações pensadas. Queremos que eles saiam de casa e venham participar, interagir, socializar e fazer amigos — comenta Ramundo.

Os eventos são organizados em ciclos inspirados nas estações do ano. A última fase da etapa verão será no próximo dia 12, das 14h às 18h, no Parque Madureira. Desta vez, a expectativa do publicitário é bater todos os recordes de mobilização, com atrações extras, como shiatsu, e a possibilidade de as pessoas que enxergam vivenciarem experiências semelhantes às de portadores de deficiência.

— Nessa modalidade, alguém que vê vai atrás do pedaleiro guia, mas com os olhos vendados. A ideia é que a pessoa sinta a dificuldade e a emoção que o projeto desperta nos participantes que nunca haviam andado de bicicleta, e que deixaram de fazê-lo por falta de visão — explica Ramundo.



(Fonte: O Globo)

Prev Next

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)