Apesar de se firmar cada vez mais como elemento de moda, comportamento e sinal de status, os óculos continuam sendo o item de menor aceitação no universo feminino. Mulheres usuárias de óculos de grau ainda têm dificuldades em encarar seus modelos como acessórios de moda e estilo. Elas afirmam que preferem, muitas vezes, não usar o modelo mesmo sabendo que podem prejudicar sua visão.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (), 50% da população em geral têm vício de refração, mas com predominância de cerca de 20% maior em mulheres, seja para miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Ainda assim, as mulheres tem mais dificuldade em admitir o uso de óculos.
O problema de ignorar os óculos aparece principalmente entre as mulheres mais velhas, que passam a sofrer de presbiopia, processo conhecido popularmente como vista cansada e que faz com que as pessoas tenham mais dificuldades para ver de perto.
De acordo com especialistas, deixar de usar os óculos mesmo precisando deles não prejudica os olhos em si, não há perigo de danificar o órgão ou fazer com que aumente o grau de problemas como miopia ou hipermetropia. Mas o fato é que o indivíduo vai ter mais dificuldade para realizar suas atividades.
(Fonte: Dr Visão)