Tamanho do texto

+
A
--

Os hábitos, o clima e a saúde ocular

Quando se fala em saúde ocular, a maioria das pessoas pensa em doenças como catarata, glaucoma e conjuntivite. E ignoram o fato de que o estilo de vida, doenças em outros órgãos, e até o comportamento típico de cada estação podem influir diretamente na qualidade da visão.

No outono e, depois, no inverno, quando pessoas tendem a ficar mais próximas e em locais fechados devido à predominância de baixas temperaturas, é fundamental prestar mais atenção na higiene para se evitar prejuízos à qualidade da visão.

"Lavar as mãos com frequência ainda maior, evitar aglomerações e estar sempre alerta muitas vezes pode ser o diferencial entre uma boa ou má qualidade visual", informa Luisa Aguiar, da Sociedade Brasileira de Glaucoma e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Luisa alerta que os hábitos de vida estão diretamente relacionados à saúde ocular. Fumantes, sedentários e pessoas que ingerem pouca água e nutrientes ficam mais vulneráveis aos problemas visuais por terem reduzida a capacidade de defesa do organismo.

Segundo a especialista, diabetes e hipertensão arterial, por exemplo, também podem comprometer a visão de forma irreversível. Infecções como a dengue, por sua vez, podem desencadear hemorragias no globo ocular e causar, em consequência, distúrbios "graves" na retina.

Já com relação à estação mais fria, fatores como a baixa umidade do ar combinada com a maior proximidade das pessoas em locais fechados, podem ressecar os olhos. A incidência de conjuntivites como a tracoma (infecção bacteriana) e herpes ocular (infecção viral) tende a aumentar nos dias mais frios.

Para combater essas doenças contagiosas o ideal é evitar aglomerações, ventilar os ambientes e lavar as mãos com frequência. Além disso, uma boa alimentação, atividades físicas regulares e ingestão de água com frequência ainda maior ajudam a proteger os olhos.


(Fonte: Diário da Saúde)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)