Tamanho do texto

+
A
--

A importância de saber a diferença entre sintomas oculares

Os sintomas típicos associados com alergias oculares incluem inflamação da conjuntiva que é causada por uma reação aos alérgenos. A inflamação causa a dilatação dos vasos sanguíneos na conjuntiva ("congestão"), resultando numa aparência vermelha dos olhos. Esses sintomas podem variar de vermelhidão muito suave ao inchaço grave.

Estes sintomas, porém, acabam se confundindo com outras condições clínicas. A pessoa acha que está com alergia ocular, mas não é.

Por exemplo, o olho seco. Esta condição resulta da reduzida produção de lágrimas e é frequentemente confundida com alergia. Os principais sintomas são geralmente ardência ou a sensação de "corpo estranho no olho." O olho seco ocorre geralmente em pessoas com mais de 65 anos de idade e certamente pode ser agravada por anti-histamínicos orais como difenidramina (Benadryl), hidroxizina (Atarax), Claritin ou Zyrtec, sedativos e beta-bloqueadores.

Outra condição muito confundida com alergia ocular é a obstrução do ducto de lágrima. Isto é causado por um bloqueio na passagem da lágrima que se estende desde os olhos para a cavidade nasal. Esta condição é também tipicamente percebida nos idosos. A principal queixa são olhos lacrimejantes mas que não coçam. Em se fazendo um teste de alergia certamente o resultado será negativo.

 A Conjuntivite também pode ser causada por uma bactéria ou vírus. Em infecções bacterianas, os olhos muitas vezes se apresentam na cor "vermelho brilhante" e as pálpebras ficam “coladas”, especialmente de manhã. Geralmente ocorre corrimento de um tipo de muco, os chamados "olhos sujos". Já a conjuntivite viral provoca uma ligeira vermelhidão dos olhos e uma aparência vítrea. O Adenovírus é uma das principais causas de conjuntivite viral.

Assim como o vírus que causa a varicela ou herpes zoster, o Herpesvírus pode também afetar o olho. A infecção por adenovírus é muito contagiosa e pode ser transmitida por contato direto, como o toque com a mão, ou na água contaminada de piscinas.

Em todo caso, o certo é procurar um médico. Mas, para facilitar a compreensão entre as condições relatadas acima e a alergia ocular, eis três dicas importantes:

Se o olho coça e se apresenta em um tom "leitoso" de vermelho, é bem provável ser alergia.

Se ele arde, provavelmente é o olho seco.

Se ele "gruda" na parte da manhã e se apresenta vermelho brilhante, normalmente se trata de conjuntivite bacteriana ou viral.


(Fonte: WebMD)

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)