Tamanho do texto

+
A
--

Mas não se pinga colírio?

Recentemente, uma leitora de Saúde Visual, através de nossa página no , perguntou-nos se poderia comprar colírios. Lembramos a ela sobre nossa matéria intitulada “Sim, colírio é remédio” para que não ficasse qualquer dúvida a respeito disto.

É interessante que, diante deste assunto, observamos que as pessoas, além de achar que colírio não faz mal se usado indiscriminadamente, não o usam corretamente. Acham que basta pingar e pronto! Uma lida na bula e já se percebe que não é bem assim que funciona.

Primeiro, é preciso lavar bem as mãos antes mesmo de abrir o frasco. Lavou, abriu e, então, é o momento de jogar a cabeça para trás, olhando para cima. Devemos usar a ponta do dedo para puxar suavemente a pálpebra para baixo até formar uma “bolsa” e, com muito cuidado para não deixar a ponta do frasco tocar nos olhos  - e nem encoste o conta-gotas nos dedos ou em qualquer outro lugar. Isso manterá o medicamento livre de bactérias -,  instile (a expressão mais comum seria “pingar”) a quantidade de gotas prescritas no(s) olho(s).

Muita gente detesta usar colírio por conta do gosto boca, ou a sensação do remédio ficar na garganta. Isso acontece – e é normal – porque o canal lacrimal irá drenar um pouco do colírio. Duas coisas podem diminuir esta sensação. Ou, pelo menos, diminuir. Basta apertar o nariz logo abaixo do olho quando pingar o colírio por uns 30 segundos e permanecer de os olhos fechados por um minuto.

Outras dicas importantes são: não permitir que outras pessoas usem seu colírio e nem usar o colírio de outra pessoa, e não usar lentes de contato enquanto estiver usando colírios. Alguns medicamentos ou conservantes podem impregnar as lentes gelatinosas e causar problemas nos olhos. Ah, claro: não usar o colírio fora do prazo de validade. Afinal de contas... colírio é remédio!

(Fonte: SOBLEC)

Prev Next

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)