Tamanho do texto

+
A
--

Exames oftalmológicos - Parte 1

O Saúde Visual está sempre destacando a importância de se procurar um oftalmologista regularmente já que muitas das doenças visuais podem ser diagnosticadas com certa antecedência e, assim, serem tratadas com 100% de sucesso.

Agora, vamos apresentar em ordem alfabética, alguns exames oftalmológicos que são utilizados para prevenir, diagnosticar ou tratar as doenças oculares a fim de que nossos leitores conheçam um pouco mais sobre cada um deles.

  • Acuidade Visual é o exame que avalia o potencial da visão em pacientes que farão cirurgia de catarata, informando o nível de melhora da visão pós-cirurgia. Basicamente, ele consiste em um teste que utiliza um letreiro luminoso no qual aparecem letras ou números, e que o paciente deve dizer o que enxerga. Em alguns casos a pupila é dilatada para obter um resultado melhor na avaliação. No dia do exame, aconselha-se suspender o uso de lentes de contato sendo necessário, porém, levá-las para avaliação.
  • Muito utilizado para implantes, como cirurgia da catarata, a Biometria Ultrassônica serve para medir o comprimento axial do olho e utiliza dados de ceratrometria para calcular o valor da lente intraocular. Uma sonda é utilizada e aplicada à superfície da córnea, emitindo sons em alta frequência. Com as ondas refletidas durante um período de tempo, é possível calcular a distância entre as córneas. Neste caso, recomenda-se suspender o uso de lentes de contato 3 dias antes do exame, caso já seja um usuário.
  • Biomiscropia de fundo é um exame de rotina que inspeciona as estruturas do segmento posterior com aumento de iluminação adequada. O paciente senta em frente ao aparelho, que possui uma lâmpada de fenda e o especialista utiliza uma lente especial para a avaliação, depois de dilatar as pupilas do examinado.
  • Campimetria é um exame utilizado para avaliação de defeitos causados no campo visual por conta de doenças neurológicas que detecta e quantifica anormalidades no campo visual, além de monitorar a evolução de tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos. O exame é feito com o auxílio de um programa que estimula com luz vários pontos da retina e o paciente responde a esses estímulos utilizando um controle manual. Dependendo do resultado que se deseja obter, os estímulos podem ser diferenciados. A Campimetria é muito utilizado em casos de neuropatia, glaucoma e alterações retinianas e plástica ocular.
  • Estereofoto da papila é utilizado para acompanhar a evolução de pacientes com glaucoma, edema de papila, alterações no nervo óptico ou suspeita das respectivas doenças. Uma fotografia da papila ou disco óptico é tirada. A luz forte utilizada pode incomodar um pouco durante o procedimento, podendo causar até fotofobia temporária. Como há dilatação da pupila, é necessário que o paciente esteja acompanhado. E não se aconselha o uso de lentes de contato durante o exame.
  • Exofalmometria é um exame simples, realizado em adultos e crianças com uma régua ocular que mede o grau de protusão do globo ocular. Auxilia o diagnóstico de doenças orbitárias, como tumores e hipertireoidismo.
  • Fundoscopia serve para detectar lesões ocasionadas pelo glaucoma, doenças do nervo óptico e de retina. Consiste em deixar o paciente em um ambiente com baixa iluminação, evitando a contrição da pupila, despertada pela luz. O aparelho utilizado permite observar as estruturas do olho através da pupila, após a dilatação das vistas.
  • Gonioscopia utiliza lentes especiais apoiadas na córnea, o que permite ao especialista estudar o ângulo em que a íris se encontra com a córnea. É um exame ideal para pacientes com suspeita de glaucoma e é necessário o uso de colírio anestésico para realizá-lo.
  • Mapeamento da retina mostra resultados específicos e detalhados da visão. Deve ser realizado pelo menos uma vez por ano e é o mais utilizado, pois problemas na retina só se manifestam em estágios avançados, e com ele é possível obter um diagnóstico precoce das alterações causadas por diversas doenças. O paciente recebe uma projeção de luz no fundo do olho após a dilatação da pupila e a imagem refletida é observada por uma lente utilizada pelo especialista.
  • Microscopia Especular de Córnea permite a análise quantitativa e qualitativa das células, como formato, tamanho e quantidade e são muito úteis em pré-operatórios de cirurgias de catarata, glaucoma, transplante de córnea e outras doenças. De uma forma simples, podemos dizer que este exame colabora para a exposição do comportamento da córnea do paciente depois de uma agressão cirúrgica e é necessário suspender o uso de lentes de contato no dia do exame.
  • Orbscan é um exame que analisa todas as camadas da córnea simultaneamente: curvatura, diâmetro, elevações, espessura e profundidade da câmara anterior. É um procedimento utilizado em casos de pacientes que farão cirurgias refrativas, catarata, tratamento clínico ou cirúrgico. Para obter um bom resultado, o exame consiste em capturar imagens sem contato direto com os olhos do paciente. Por isso, recomenda-se suspender o uso de lentes de contato 5 dias antes do exame.
Prev Next

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)