Lentes além da estética

mostramos aqui as lentes usadas unicamente por questões estéticas. Agora, vamos apresentar lentes que vão muito além disso.

As células-tronco são a grande esperança da medicina - sua capacidade de regenerar qualquer tecido do corpo promete curas incríveis. E elas já operaram seu primeiro milagre: fazer os cegos voltar a ver.

Cientistas australianos desenvolveram uma lente de contato especial, que é revestida de células-tronco e consegue recuperar a visão de pessoas com problemas na córnea (a camada mais externa do olho). Alguns dias depois que a lente é colocada, as células-tronco começam a migrar para o olho, onde substituem as células da córnea e fazem a pessoa recuperar a visão.

O procedimento foi testado em 3 pacientes cegos, que estavam na fila para receber transplantes de córnea. E os resultados foram incríveis. Dois dos pacientes se tornaram capazes de ler, e o terceiro pôde até voltar a dirigir. Como as células-tronco são retiradas do olho do próprio paciente, não há risco de rejeição - 18 meses após o tratamento, nenhum dos 3 cegos teve qualquer complicação. "Nós ainda estamos em fase de testes, mas o procedimento é bem simples e logo poderá ser usado em qualquer hospital", afirma o criador da técnica, o oftalmologista Nick di Girolamo, da Universidade de New South Wales.

Outra novidade na área de lentes vem dos Estados Unidos: de acordo com o United States Patent, órgão que regulamenta procedimentos relativos à concessão de patentes naquele país, a Sony está trabalhando há dois anos na produção de lentes que filmam, reproduzem e armazenam vídeos.

Ou seja: em um futuro próximo, cenas dignas de filme de ficção científica, em que personagens filmam com lentes de contato, poderão fazer parte do cotidiano das pessoas.

A expectativa é a de que os "olhos inteligentes", como chamam os aficionados por tecnologia, atendam aos comandos do usuário, que podem variar de uma piscada à inclinação do olho para os lados, para, por exemplo, apagar, gravar ou armazenar vídeos.

A inovação deve superar o Google Glass, sendo capaz de medir níveis de glicose graças às nossas lágrimas. O produto da Sony promete uma câmera embutida, com funções como zoom, foco e estabilização de imagem. A empresa não detalha como, operacionalmente, reunirá todas essas funções em uma minúscula lente.

É esperar para ver – e, possivelmente, gravar – com os olhos.



Fonte: Superinteressante

O “segredo” da nova lente progressiva hidrofílica

As lentes convencionais corrigem apenas a visão central, o que não evita o aumento do tamanho do olho e da miopia, mas esta lente inovadora, adaptada a qualquer idade e graduação, pode abrandar este crescimento ao atuar também na visão periférica.

Ela foi desenvolvida por cientistas das universidades do Minho e Politécnica da Catalunha e do Centro Médico Teknon de Barcelona que afirmam que a nova lente de contato diminui a progressão da miopia até 43%.

De acordo com José Manuel González-Méijome, diretor do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) do Centro de Física da UMinho, que coordenou os ensaios em Portugal, “a miopia moderada e alta, que tem maior impacto na saúde visual, inicia em geral entre os 5 e 10 anos de idade, progride fortemente até aos 16 e depois tende a desacelerar. A nova lente de contacto pode permitir uma mudança no final deste processo entre três e cinco dioptrias a menos“.

O “segredo” para a nova lente progressiva hidrofílica controlar a progressão da miopia poderá estar na imagem que se forma nas áreas laterais da retina, continua José Méijome. As lentes convencionais são necessárias para ver, mas são consideradas ineficazes para corrigir a miopia. Ou seja, não impedem o aumento do tamanho do olho e isso causa a crescente desfocagem de objetos distantes e o aumento dos riscos associados para a saúde ocular.

Já Jaume Pauné, da Politécnica da Catalunha, garante que não há “nada comercializado com a eficácia e o alcance desta nova lente, por isso poderá ter um grande impacto imediato, em particular nos jovens, diminuindo o risco de sofrerem uma patologia ocular muito grave na idade adulta”. Ainda assim, os investigadores reconhecem que a mesma não funciona para todos os contextos, como a sua utilização irregular ou certos fatores genéticos. Esta lente pode ser usada inclusive por crianças de 8-10 anos, desde que com responsabilidade.

É sabido que, a partir das cinco dioptrias, o risco de patologia ocular aumenta 20 a 50 vezes face a uma pessoa sem problemas visuais. A miopia representa um quinto da cegueira causada no mundo. Em alguns países da Ásia afeta 80% dos alunos e causa sérios problemas de saúde pública.

A pesquisa clínica envolveu 100 pacientes, durante dois anos, e foi distinguida num congresso dos EUA e saiu em revistas internacionais, incluindo uma revisão dos estudos do CEORLab na “Eye & Contact Lenses” (EUA).

A UMinho é das raras universidades europeias com investigação aplicada nesta matéria e inclui a temática na sua oferta letiva, com o mestrado em Optometria Avançada e dois cursos de ensino a distância, permitindo a atualização dos profissionais e que as soluções tecnológicas cheguem mais rápido ao cidadão.



(Fonte: Gazeta do Rossio)

Lentes personalizadas

Existe uma categoria de lentes que vem tomando conta de uma boa  parte do mercado ótico, são as lentes personalizadas.

A definição do dicionário Aurélio trata personalizar como personificar, dar caráter pessoal, pessoalizar. E existe muita gente que gosta de personalizar tudo o que for possível, dar um toque especial e tornar  o que é seu como algo único e exclusivo. Quanto mais pessoalizado melhor!

Personalizar serviços e produtos, tem se mostrado como tendência. E para quem gosta de sofisticação, tecnologia e vive antenado com o que existe de mais inovador, adora e consome produtos Prime, Premium, gosta de ser Personalité, pode buscar as novidades disponíveis  no setor das lentes oftálmicas.

As lentes personalizadas chegaram para ficar, e conquistam cada vez mais usuários. Tem um preço superior as demais lentes, assim como qualquer produto personalizado de outro setor, porém trazem vantagem e diferenciais dos quais podemos considerar superiores se comparados apenas ao preço. Além do que, quem gosta de consumir produtos personalizados  e de categoria Prime não enxerga preço, nem olha custo, observa  o valor do  produto.

Como tudo isso funciona em lentes oftálmicas é o que veremos abaixo:

Podemos considerar que todas as lentes que compõe um óculos são de certa forma e em algumas características personalizadas. Digo de certa forma porque devemos considerar, que existem várias categorias e vários níveis  de personalização. Um óculos por mais simples que seja, é composto por uma armação escolhida por você, um par de lentes especifico com material e tratamentos escolhidos por você, com o grau determinado em uma consulta, com as suas medidas de distancia pupilar e altura de montagem das lentes, específicos para você. Com tantos fatores exclusivos compondo seus óculos podemos dizer que seria muito difícil encontrar um outro par de óculos que se igualasse ao seu em todos os detalhes. Mas não são essas características que eu quero lhe dizer, falo de algo muito sofisticado e de um nível muito elevado de personalização, com tecnologia inovadora, capaz de criar as lentes a partir dos seus hábitos.

Pois é, esse nível de personalização existe e está disponível para os apaixonados por produtos diferenciados e exclusivos.

Alguns fabricantes conseguem produzir lentes personalizadas em excelentes níveis,  que necessitam  de medidas especificas e exclusivas, inerentes ao usuário e a armação escolhida.

Essas medidas diferenciadas e que até então não eram levadas em conta no momento da fabricação das lentes são  obtidas através de novas informações e novos procedimentos de medidas,  colhidas  após a escolha da armação.

São elas: a distância em que as lentes ficarão dos seus olhos/ curvatura da armação/ ângulo de inclinação da armação.

Essas informações já serão suficientes para deixar suas lentes com um elevado grau de personificação e com ótima qualidade visual, muito mais suavidade quando seus olhos percorrerem as superfícies  das lentes, posicionando a progressão de forma otimizada gerando uma  adaptação ainda mais rápida e fácil. Algumas oferecerem, além disso, maior percepção de contraste, profundidade e nitidez, algo como visão em alta definição! Tudo isso por conta de softwares de cálculos complexos, que desenvolvem as superfícies das lentes oftálmicas de maneira complexa em 3 d.

Mas a personalização das lentes não se limita a essas medidas, hoje existe  mais dois fatores incríveis desenvolvido pela empresa  líder mundial na fabricação de lentes oftálmicas que podem ser levados em conta na hora de fabricar suas lentes personalizadas.

A empresa desenvolveu um equipamento capaz de determinar o coeficiente entre os  movimento dos olhos e os movimentos da cabeça de cada um. Esses movimentos são muito específicos e fazem parte dos  hábitos visuais de cada ser humano.

 Após um teste simples e rápido sensores captam o quanto você movimenta a cabeça e o quanto movimenta os olhos para focar e enxergar. E não adianta tentar ludibriar o equipamento, pois a máquina possui tecnologia com sensores muito sensíveis, e se você alterar propositalmente seus hábitos visuais, ele solicitará um novo teste.

Outro fator incrível e quase inimaginável refere-se ao C.R.O (centro de rotação ocular) uma medida já conhecida pela oftalmologia e que determina o ponto exato dentro do globo ocular, onde todos os raios de luz se convergem e se direcionam à retina afim de formar  as imagens .

Até hoje o C.R.O era  utilizado com medida padrão, mas devido a um equipamento ultra moderno também desenvolvido pela líder mundial na fabricação de lentes oftálmicas  é possível fabricar suas lentes personalizadas levando em conta mais essa informação pessoal e  individual , tornando suas lentes ainda mais personificadas  e elevando ao máximo a qualidade da visão.

O resultado será fantástico! Você será proprietário de lentes  Top, Prime, Personalité, VIP ou se preferir use todas essas palavras juntas  para descrevê-las, já que será impossível encontrar um outro par de lentes  que seja semelhante ao seu.

Para finalizar com um  toque de sofisticação, as lentes personalizadas de alto nível,  oferecem  a possibilidade ao usuário de gravar a lazer as iniciais do nome em sua superfície. Mais pessoal e sofisticado do que isso, parece impossível, não é verdade?

Aguardemos novidades!

 

Praticamente invisível

Google Glass era tido como a grande nova categoria de dispositivo eletrônico para nossa década, mas, como ele não era compacto e bonito o suficiente, praticamente ninguém quis investir na tecnologia. Agora, a fabricante de lentes alemã Carl Zeiss anunciou que tem uma solução bastante plausível. A empresa conseguiu criar um display OLED que pode ser embutido em lentes de óculos comuns de forma praticamente invisível.

Essas telas foram criadas a partir do padrão tradicional OLED e são conectadas à moldura dos óculos por “caminhos de luz” feitos em policarbonato. Quando a informação chega à tela transparente na lente, o conteúdo é exibido ao usuário em alguma área escolhida pelo designer no produto. Portanto, nada será mostrado na lente inteira ou em “tela cheia”.

Ainda há poucas informações técnicas sobre essa novidade, e a Carl Zeiss ainda está trabalhando em um protótipo que, aparentemente, já é bastante funcional. Contudo, a companhia está focada exclusivamente nas lentes e nos displays transparentes, trabalhando com uma parte computacional provisória e não miniaturizada para caber dentro da estrutura dos óculos.

Segundo a empresa, a intenção é direcionar seus esforços a essas lentes e telas, desenvolvendo uma tecnologia de qualidade que possa ser fabricada em larga escala e com preços aceitáveis. Depois disso, a companhia deve formar uma parceria com uma empresa de tecnologia que consiga desenvolver a parte computacional de forma satisfatória e miniaturizada para um futuro aparelho.

Sendo assim, não há precisões concretas para quando a companhia poderá lançar sua tecnologia no mercado, já que deve depender de pelo menos mais uma parceira para isso.



(Fonte: Tecmundo)

Lentes Multifocais 2 - como escolher

No artigo anterior falamos sobre os conceitos das lentes multifocais, pois bem, chegou a hora de entender como escolher o seu par de lentes.

Você precisa saber que existem muitos fabricantes, diversas tecnologias, diversos serviços e inúmeros tratamentos disponíveis para lentes multifocais. Isso ocasiona mais de uma centena de ofertas, que sofrem variações de custo e desempenho, e refletem na adaptação e no conforto do seu uso.

E para que você se sinta mais seguro na hora da escolha das lentes multifocais, saiba que os maiores fabricantes fornecem suas lentes acompanhadas de certificado de garantia e de origem, e também garantia de adaptação, disponibilizando até mesmo um técnico treinado e capacitado que oferece assistência total ao cliente, caso haja necessidade. Tudo isso para que o usuário se sinta seguro, e tenha a certeza de que a adaptação será bem sucedida. Portanto na hora de efetuar a compra das suas lentes multifocais questione o profissional ótico sobre esse assunto.

Algumas características técnicas são muito importantes na escolha de suas lentes, abordarei tais características da maneira mais simplificada possível, e isso o ajudará a escolher o seu par ideal, proporcionando máxima satisfação e atendendo suas expectativas quanto ao desempenho e conforto de seus óculos multifocais. São elas:

Progressivas: Lentes multifocais são também chamadas de lentes progressivas, isso porque a mesma lente possui diferentes “graus”, (grau para longe, grau para meia distância e grau para perto) e esses graus progridem (aumentam) na medida em que seus olhos percorrem toda a extensão das lentes. Essa progressão pode ser mais suave ou mais acentuada, sendo que quanto mais suave, mais confortável.

Distorções laterais: todas as lentes multifocais possuem distorções laterais, imagine então que as laterais próximas do nariz e as laterais próximas das temporas (direção das orelhas) não possuem grau de correção, formando na parte central das lentes o que chamamos de corredor progressivo. E é neste corredor progressivo que seus olhos irão percorrer para focar longe, meia distância e perto, entenda que quanto mais largo for o corredor progressivo, menor será a percepção dessas distorções laterais e maior será o seu conforto. Outra característica das distorções laterais é que assim como na progressão das lentes elas podem ser suaves ou acentuadas, e o ideal então é aliar corredores progressivos largos á distorções laterais suaves.

Design: Acredito que você não imaginava, mas as lentes multifocais possuem designs. Os designs são os desenhos das lentes, eles determinam a qualidade da progressão e das distorções laterais, são diferentes entre si, alguns são simples e outros mais sofisticados, favorecem mais o foco de longe, ou de meia distancia ou de perto. Os desenhos mais tecnológicos e modernos fazem o balanceamento entre as três distâncias. As diferenças entre os desenhos buscam atender as variações de necessidades dos usuários.

Imagine uma senhora de meia idade cujo maior hobby seja a leitura, mas que está todas as semanas em busca das principais estreias do cinema, ou um jovem senhor cuja profissão seja a de bancário, ele necessita focar a tela do computador, os inúmeros documentos e suas minúsculas observações e ainda precisa olhar para os clientes da fila, imaginemos ainda uma senhora que adora costurar em tardes tranquilas, mas que também adora jogar tênis, percebemos assim que as necessidades de foco do olhar são muito diferentes, porém todos certamente encontrarão os óculos multifocais ideais. Por isso é importante que o profissional ótico solicite a você algumas informações sobre seus hábitos e estilo de vida e sobre a expectativa quanto ao desempenho, conforto e facilidade de adaptação de suas lentes multifocais, principalmente se for a primeira vez que irá usá-las.

E se você já utiliza lentes multifocais, sentirá necessidade de trocá-las com o passar do tempo, afinal o grau dos seus óculos mais cedo ou mais tarde irá se alterar, e existe também o tempo de vida útil de suas lentes. Ao trocar seus óculos é importante que a marca e o desenho de suas lentes sejam preservados ou melhorados, mas nunca regrida na escolha do desenho e tecnologia, afinal seus olhos já terão se acostumado com um determinado desempenho, e utilizar uma lente inferior traria desconforto e possível arrependimento.

 

Mais artigos...

  1. As lentes multifocais
  2. Transitions Optical lança lentes com tecnologia revolucionária
  3. Lente de contato Braille é 600 vezes mais sensível do que as impressões digitais
  4. Escolha da lentes progressivas deve estar adequada ao comportamento do usuário

Pagina 1 de 6

  • Iniciar
  • <
  • 1
Prev Next

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)