Tamanho do texto

+
A
--

Filmes em 3D sem precisar daqueles óculos estranhos e incômodos

O princípio da visão estereoscópica é simples. Cada olho vê um aspecto um pouco diferente de qualquer ponto de vista. O olho direito vê um pouco mais do lado direito de objetos sólidos em primeiro plano, e o olho esquerdo vê um pouco mais do lado esquerdo, obviamente. Além disso, quando os olhos estão a olhar para um objeto em primeiro plano, os objetos observados pelo olho direito no plano de fundo são deslocadas para a direita, e os objetos vistos através do olho esquerdo de fundo são deslocadas para a esquerda. Estas duas imagens ligeiramente diferentes projetadas sobre as retinas dos olhos direito e esquerdo são transmitidas ao cérebro e são fundidas em uma cena que nos permite perceber a profundidade mais conhecida como efeito 3D.

Não achou assim tão simples?

Talvez por isso seja tão desconfortável e chato utilizar aqueles óculos especiais para que duas imagens separadas possam se juntar em uma única imagem 3D. Na sala de cinema existem dois projetores passando dois filmes diferentes atrás do público, e os óculos ajudam a vê-las como se fossem uma só.

Portanto, para abandonar os óculos que nos deixam com aquele aspecto, digamos, ridículo, um projetor teria que ficar atrás da tela, e a maioria dos cinemas não têm dinheiro ou o equipamento necessário pra isso.

A esperança está em um projeto desenvolvido por pesquisadores da Coreia do Sul. O novo método criado por eles permite aos cinemas manter seus projetores onde eles sempre estiveram, atrás da plateia, e utilizariam uma tecnologia óptica bem simples para conseguir o efeito 3D: uma matriz especial fica na frente do projetor e polariza sua luz. Um filtro cobrindo a tela oculta diferentes regiões verticais dela, como uma veneziana de janela. Cada um dos olhos, estando em ângulos ligeiramente diferentes, fica com uma parte da tela escondida enquanto outra parte continua visível.

Como o filme intercala em colunas verticais as imagens do olho direito e do olho esquerdo umas às outras, o truque então é fazer com que a luz visível para o olho esquerdo contenha apenas os pixels dedicados a ele, e vice-versa para o olho direito.

Também não achou simples?

Bom, o importante é pensar que esse método dispensa o uso daqueles óculos com aquele horroroso par de lentes que escurece a tela e incomoda muita gente...

(Fonte: Gizmodo)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)