Saúde Visual já mostrou nesta matéria que uma nova série de pesquisas revelou que problemas de saúde típicos do avanço da idade, entre eles a perda de memória, uma maior lentidão no tempo de reação, a insônia e até a depressão podem ter como causa o envelhecimento dos olhos.
Mas existem outros fatores, além da idade, que causam este envelhecimento. Manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, é importante para os seus olhos, mas existem outras condições que devem ser evitadas. Por exemplo: você faz o gênero coruja da noite, é amante de fast food ou adorador do sol? As chances são de que você está envelhecendo prematuramente seus olhos - por dentro e por fora – são grandes! Veja como...
A pele ao redor dos olhos é uma das primeiras áreas do rosto a mostrar sinais de envelhecimento. Esfregar os olhos pode romper vasos sanguíneos minúsculos sob a superfície da pele e causar olheiras e olhos inchados, assim como os famosos e indesejáveis pés de galinha prematuros e pálpebras caídas. As injeções de Botox e cirurgia plástica das pálpebras podem rejuvenescer esta área, mas a prevenção é sempre melhor: evite puxar e repuxar a pele ao redor dos olhos.
Já tratamos disto em diversas seções de nosso site: expor os olhos aos raios UV do sol e os raios visíveis de alta energia é uma maneira infalível para envelhecer prematuramente e danificar os olhos e as pálpebras. A exposição ao sol de forma prolongada pode produzir queimaduras solares da superfície frontal do olho; cataratas e degeneração macular, pterígio, pinguécula e mesmo câncer da pálpebra. Usar óculos escuros que bloqueiam 100 por cento dos raios UV e outros mais nocivos, sempre que estiver ao ar livre - mesmo em dias nublados – é uma ótima pedida!
Fumar prejudica quase todos os órgãos do - incluindo os olhos. Pesquisas já ligaram o consumo de cigarros a doenças oculares que ameaçam a visão, como catarata, degeneração macular, uveítes, olhos secos e retinopatia diabética. De fato, os fumantes têm até quatro vezes mais probabilidades de ficar cego, em comparação com não fumantes. A boa notícia é que parar de fumar, não importa qual seja a idade, pode reduzir o risco de desenvolver uma doença ocular grave.
Você está comendo muito fast food e não o suficiente em frutas e vegetais? Então você provavelmente não está recebendo as vitaminas necessárias, minerais e ácidos graxos essenciais para a saúde dos olhos. Uma dieta rica em verduras, frutas e legumes coloridos, e os peixes selvagens capturados, como salmão, podem ajudar a prevenir ou controlar muitas doenças oculares relacionadas à idade. Vitaminas oculares e outros suplementos podem ajudar a preencher as lacunas nutricionais, mas uma dieta saudável, exercício diário e observar a cintura também são formas eficazes para manter os olhos em forma.
O ‘sono da beleza’ tem este nome não à toa: não dormir o suficiente pode acelerar o envelhecimento e os olhos muitas vezes são os primeiros a sofrer! Além da vermelhidão, a falta de sono também provoca círculos escuros sob os olhos, movimentos involuntários dos olhos, olhos secos e visão embaçada.
Não beber a quantidade determinada de água por dia e comer uma dieta rica em sódio (muito sal) pode causar desidratação do corpo que, por sua vez, não produzirá lágrimas suficientes para manter os olhos úmidos e bem nutridos. Sintomas relacionados com o olho de desidratado incluem secura, vermelhidão e pálpebras inchadas.
E, como de costume, indicamos a realização de exames oftalmológicos regulares que podem detectar problemas de visão, doenças oculares e problemas gerais de saúde antes mesmo que você saiba que eles existam. Exames de rotina são especialmente importantes porque certas doenças que ameaçam a visão, como glaucoma, muitas vezes não têm sinais de alerta até que haja uma perda permanente e irreversível da visão. Informe ao seu oftalmologista o histórico de saúde de sua família para ajudar a determinar se você tem um alto risco para alguma doença ocular ou outra condição particular. A realização de exames oftalmológicos regulares para você e sua família pode adicionar mais alguns anos de uma visão saudável para todos.
(Fonte: All About Vision)