Tamanho do texto

+
A
--

Perda de visão pode estar ligada à depressão

Em pesquisa realizada nos EUA e publicada por Saúde Visual aqui, cientistas concluíram que os portadores de deficiência visual aumentam o risco de mortalidade direta e indiretamente através do impacto adverso que a cegueira causa sobre o bem estar mental.

No Canadá, outra pesquisa analisou se pacientes com doenças oculares relacionadas à idade tais como degeneração macular (DMRI) ou glaucoma são mais propensos a mostrar sinais de depressão, comparada com um grupo de adultos mais velhos com boa visão e concluiu que todos os grupos com alguma doença ocular foram mais prováveis de ficarem deprimidos do que o grupo saudável.

Ou seja, as pesquisas indicam que qualquer tipo de deficiência visual pode levar à depressão. Mas o contrário também acontece - pessoas com depressão são mais propensas a ter perda de visão, de acordo com um novo estudo.

Realizada pelo Nutrition Examination Survey, também nos EUA, nesta nova pesquisa, publicada na revista Jama de Oftalmologia, os cientistas analisaram dados de mais de 10.000 adultos com idades à partir dos 20 anos.

A taxa de depressão foi de cerca de 11 por cento entre as pessoas com perda de visão auto-relatada e cerca de 5 por cento entre aqueles que não relataram perda de visão.

Após a contabilização de uma série de fatores - incluindo idade, sexo e estado geral de saúde - os pesquisadores concluíram que havia uma associação significativa entre depressão e perda de visão.

Segundo o dr. Xinzhi Zhang, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA e coordenador deste estudo, o resultado fornece mais evidências de “generalizar a relação entre depressão e perda de visão de adultos em todo o espectro de idade”. Em 2010, um estudo alemão já concluíra que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco. Resultado: a pessoa vê o mundo cinza porque os deprimidos tinham um menor contraste retinal do que o grupo-controle, mesmo que estivessem tomando remédios para controlar o transtorno.

Para o dr. Zhang, com este novo resultado, se justificam os relatos de redução da capacidade para realizar atividades rotineiras da vida diária, devido à perda de visão, feitos por pessoas com depressão. 

De fato, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido, que não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantando os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, para que frequentem grupos religiosos ou pratiquem atividades exóticas.

Estima-se que 17% das pessoas adultas sofrem de uma doença depressiva em algum período da vida. A depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, a parte física e, de acordo com a equipe do dr. Zhang, até a visão.



(Fonte: WebMD)

Prev Next

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)