Se os ópticos tivessem um santo padroeiro, seria Robert Grosseteste

Nascido provavelmente no ano de 1175 em Stradbroke, no condado de Suffolk, Inglaterra, Robert Grosseteste estudou em Oxford, tornando-se mestre em Ciências Humanas entre 1186 e 1189. Mais tarde, entre 1209 e 1214, tornou-se mestre em teologia, provavelmente em Paris, por onde permaneceu até sua eleição como bispo da igreja católica em 1235. Exerceu seu bispado na cidade de Lincoln, a diocese mais populosa da Inglaterra, na época.

Grosseteste foi um pensador original que usou as teses aristotélicas e agostinianas como pontos de partida. Seguindo os passos de Aristóteles, acreditava que o conhecimento proveniente dos sentidos é a base de todo conhecimento, e que essa base é a nossa descoberta da causa daquilo que é experimentado ou revelado pela experiência.

Não é fácil definir Grosseteste e sua posição na história do pensamento do século XIII. Embora fosse um homem com muitos pontos de vista, sua originalidade estava em sua insistência na ciência experimental. Foi isso que tirou de Roger Bacon, seu mais renomado discípulo, as muitas expressões de admiração entusiastas que se encontram em suas obras. No "Opus Tertium", ele diz: "Ninguém sabia ciências, exceto o Senhor Robert, Bispo de Lincoln , em razão da sua duração de vida e experiência, bem como de seu zelo.  Ele sabia matemática e perspectiva, e não havia nada que ele fosse incapaz de saber. Ao mesmo tempo, ele estava suficientemente familiarizado com as línguas para ser capaz de compreender os santos e os filósofos e os sábios homens da antiguidade".

Um destes filósofos foi Agostinho, que muito influenciou Grosseteste. Ele acreditava que a luz exercia importante papel na criação. Sustentou, assim, que Deus produziu o mundo criando primeiro a matéria a partir da qual emanou um ponto de luz, a primeira forma corpórea de energia. Esta teoria levou Grosseteste a um relevante trabalho no campo óptico, especialmente seus experimentos com espelhos e lentes. Estas pesquisas, feitas em parceria com Roger Bacon, possibilitaram o início da confecção de óculos e futuramente seriam importantes no desenvolvimento de instrumentos como o telescópio e o microscópio.

O Bispo de Lincoln tinha uma posição elevada no Estado, mas suas relações com as autoridades civis eram extraordinariamente difíceis. Pessoalmente, ele tinha um contato amigável com o rei Henrique III e sua família, mas muitas vezes fez oposição à política real, tanto nos assuntos eclesiásticos quanto civis e chegou a fazer parte, em 1244, do comitê nomeado pelo Parlamento para elaborar uma lista de reformas.

Antes de morrer, em 9 de outubro de 1253, Grosseteste se mostrava muito ansioso em relação a situação do país e a iminência de uma guerra civil. Ele foi enterrado em sua catedral e, logo, passou a ser considerado na Inglaterra como um santo. Alguns cronistas relatam milagres em seu túmulo, muito visitado por peregrinos. Por conta disso, muitos esforços foram feitos por diferentes prelados, inclusive por Edward I, e pela Universidade de Oxford para adquirir sua canonização pelo Papa. Mas todos sem sucesso.

Ano passado, o Dr. Jack Cunningham, professor de teologia na Bishop Grosseteste University College Lincoln, lançou um livro afirmando que Grossesteste que merece ser santificado, mas por razões políticas, a sua reputação foi injustamente danificada e ele nunca foi canonizado. O Dr. Jack está angariando apoio para sua causa. Assim, os ópticos ainda tem alguma chance de ter um santo padroeiro.

(Fonte: New Advent Encyclopedia)

Prev Next

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!