Tamanho do texto

+
A
--

Laramara - Um projeto de família


Desde sua fundação até os dias de hoje, Laramara atendeu cerca de 9.000 famílias vindas de todo o Brasil e do exterior Promover o desenvolvimento humano e a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual, através de ações, recursos e serviços numa atuação transdisciplinar em parceria com as famílias, escolas, empresas e comunidade em geral. Esta é a missão da associação Laramara, voltada para a assistência ao deficiente visual.

Sem fins de lucro e sem vínculos políticos ou religiosos, a Laramara foi fundada em 7 de setembro de 1991, pelo casal Victor e Mara Siaulys - pais de uma garota cega, Lara, daí o nome do projeto - e por um grupo de profissionais atuantes na área. Desde o início, o foco de atenção da instituição não foi apenas o atendimento individual da criança, como usualmente se fazia, mas a educação e inclusão como um todo, num trabalho centrado também na família, escola e comunidade para promoção do processo de desenvolvimento integral, aprendizagem e inclusão social da pessoa com deficiência visual, em uma perspectiva sócio-cultural e ecológica.

Desde sua fundação até os dias de hoje, atendeu cerca de 9.000 famílias vindas de todo o Brasil e do exterior e tem 600 crianças, jovens e adultos integrados em algum tipo de programa ou serviço. A associação conta com a ajuda de 250 funcionários. Sua concepção arquitetônica foi baseada nas necessidades específicas das pessoas com cegueira e baixa visão e tem servido de referência para muitos profissionais, que buscam idéias para adaptações de prédios e espaços públicos.

Do desejo de Mara Siaulys de educar sua filha utilizando-se da brincadeira e da criação de brinquedos que pudessem ampliar as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, a associação se tornou responsável pela fabricação de mais de 100 brinquedos, jogos adaptados e recursos pedagógicos. Com isto também criou o Projeto Brincanto, que são ações desenvolvidas na instituição que garantem o prazer da brincadeira. Além deste projeto, a Laramara desenvolveu o Proceja - Programa de Complementação Educacional do Jovem e do Adulto – procura favorecer o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão social de jovens e adultos com deficiência visual em diversas áreas profissionais.

Para conhecer estes cursos e outros projetos da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual – ou apenas, Laramara, acesse o site http://www.laramara.org.br/portugues/index.php

 

(Fonte: Site Laramara)

Prev Next

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)