A Essilor lançou um novo produto, o , que, segundo a empresa, trata-se da primeira lente de alto desempenho contra embaçamento (névoa, fog em inglês), que ocorre quando as lentes recebem um choque térmico, do quente para o frio ou vice-versa. Ou seja, o sonho de consumo de dez entre dez usuários de óculos.
Esta nova categoria de lentes baseia-se nos cinco principais avanços das últimas décadas e representa um grande avanço tecnológico, mantendo, assim, a longa tradição da Essilor em inovação no mercado óptico.
Estes cinco avanços anteriores são, pela ordem, as lentes de plástico com Orma 500 em 1954, as lentes progressivas, com o lançamento da marca Varilux em 1959, as lentes fotossensíveis Transitions em 1991, as lentes antirreflexo com a marca Crizal em 1992 e as lentes polarizadas Xperio em 2008.
Para ativar a propriedade antiembaçamento, os usuários devem aplicar uma gota do Ativador Optifog em cada lado da lente Optifog e espalhar em toda a superfície com um pano de microfibra. A proteção contra o embaçamento é duradoura e pode se estender por até uma semana, caso as lentes não sejam molhadas.
Conheça o vídeo de apresentação do produto no Brasil:
A Essilor acredita que este produto tem um mercado potencial de um bilhão de consumidores em todo o mundo, crença sustendada pelo resultado de uma pesquisa realizada em diversos países onde pelo menos 75% dos usuários gostaria de receber uma solução antiembaçante para maior conforto de visão em seu cotidiano.
Segundo Tadeu Alves, presidente da Essilor América Latina, a lente Optifog possui ainda resistência a arranhões e poeira, facilidade de limpeza e pode ser usada por pessoas com todos os tipos de necessidades de correção visual, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e vista cansada.
O número expressivo de usuários de óculos afetados por nevoeiro está estimado em 1,2 bilhões no mundo todo, refletindo o potencial desse avanço tecnológico. Além disso, em todos os continentes, independentemente das condições climáticas, usuários de óculos enfrentam o problema de embaçamento das lentes quando saem de um local frio para um ambiente quente, não importa se é um ambiente com ar-condicionado ou o simples gesto de tomar uma bebida quente numa manhã fria; ou, ainda, andar de moto.
Este é, inclusive, o mote da campanha publicitária de lançamento da Optifog na França, onde o produto foi lançado em agosto do ano passado: mostrar algumas situações constrangedoras que as pessoas enfrentam quando ficam com os óculos embaçados.
Assista aqui um destes comerciais bem-humorados, desenvolvidos pela agência francesa Herezie:
(Fonte: Essilor)