Tamanho do texto

+
A
--

Injeção no olho: riscos e benefícios

“De graça, até injeção no olho”, costuma-se dizer quando alguma coisa vai ser fácil de se conseguir. No caso, a injeção no olho funciona como exemplo de algo desagradável mas que, em sendo de graça, passa a valer muito à pena. Embora uma injeção dentro do olho possa soar dolorosa ela é relativamente segura de ser realizada, praticamente indolor e bastante tolerável. E o nome correto é injeção intravítrea, que consiste na administração de alguma medicação dentro da cavidade vítrea, ou como muitos dizem no “miolo do olho”.

Não se trata de um procedimento novo, entretanto o que vem evoluindo são as medicações disponíveis para a injeção e a gama de doenças passíveis de tratamento por essa via. No passado as injeções intravítreas se restringiam a administração de antibióticos ou antifúngicos para tratamento de endoftalmites. Atualmente, porém, as injeções estão sendo indicada para o tratamento de degeneração macular ligada a idade (DMLI) exsudativa e outras causas de neovascularização, edema macular cistóide, inflamações intra-oculares, dentre outras.

Essa via de administração é usada normalmente em doenças da retina que, em geral tem efeito devastador sobre o sentido da visão, em particular a DMLI que afeta a região central da visão. A posição e a fisiologia da retina em nossos olhos torna este tecido um pouco “isolado” e a concentração de drogas administradas por via tópica (colírios) ou sistêmica é em geral muito baixa no nível da retina. Por isso a administração intravítrea se torna ideal, pois com uma pequeníssima quantidade de medicamento aplicada diretamente na cavidade vítrea atinge-se altas concentrações da droga na retina, que se mantém por um razoável período de tempo dependendo da droga utilizada.

Mas, ainda que “de graça”, a injeção intravítrea é um procedimento invasivo e, como tal, sujeito a complicações. Por isso mesmo, deve ser feito por oftalmologista habituado ao mesmo (normalmente o especialista em retina) e mesmo assim não é isento de riscos. As principais complicações relacionadas a injeção, ainda que raras, são o aumento da pressão intra-ocular, hemorragia vítrea, descolamento de retina e endoftalmite.

Cabe ao oftalmolgista diagnosticar a doença e indicar a injeção intravítrea adequada a cada caso. A injeção deve ser realizada em centro cirúrgico com técnicas assépticas sob anestesia tópica ou local e o acompanhamento após o procedimento deve ser rigoroso.

(Fonte: Oftalmolife)

Prev Next

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)