Tamanho do texto

+
A
--

No Brasil, mais de 18% da população sofre com alguma deficiência visual

Segundo o Censo 2010 do IBGE 18,8% da população da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência visual. Dentre elas, a catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no país.

Saúde Visual vêm, mais uma vez, lembrar a importância da prevenção e do tratamento dessas e outras doenças que podem comprometer a saúde ocular.

A catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, é uma doença que se não for tratada pode levar à perda da visão. Entre os sintomas da catarata estão a sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, a pessoas poderão enxergar apenas vultos.

Quem tem catarata, a maior causa de cegueira evitável, não deve temer a cirurgia, pois o procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida.

Estima-se que o glaucoma afete cerca de 900 mil pessoas no Brasil. O problema, causado pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta, raramente apresenta sintomas. No entanto, dores de cabeças fortes, sensibilidade à luz, enjoo e dor ocular já podem ser um alerta para procurar um oftalmologista. Histórico da doença na família também é um fator de risco. Quando não tratada e diagnosticada a tempo, o glaucoma também pode levar à cegueira irreversível.

Para especialistas, o alto número apresentado pelo IBGE pode estar relacionado ao hábito do brasileiro ficar longas horas exposto ao sol, o que possibilita a progressão não apenas da catarata, mas, também de problemas como pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva.

Estes são motivos mais que importantes para se usar óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças. Lembrando que usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar.

Por falar em crianças, não devemos descuidar da prevenção da cegueira na infância. O glaucoma e a catarata congênitos são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis.

Na outra ponta desta linha da vida, as pessoas com mais de 50 anos também precisam redobrar as atenções à saúde dos olhos, já que ficam mais suscetíveis a doenças como a degeneração macular senil, que pode levar a uma perda parcial da visão.

Os diabéticos também devem incluir visitas ao oftalmologista em suas rotinas, pois são mais vulneráveis a complicações oculares como a retinopatia diabética, que é umas das principais causas de cegueira evitável na população economicamente ativa de países desenvolvidos. Visão embaçada, cegueira noturna, visão dupla e sensação de pressão nos olhos são alguns dos sintomas.

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)