Tamanho do texto

+
A
--

Bem vindo ao futuro!

Um acordo que tem como objetivo revolucionar o mercado ótico foi costurado na última semana entre as empresas Google e Luxottica fazendo com que toda a indústria passe a olhar para as inovações com outros olhos. O que parecia antes uma ameaça aos tradicionais métodos de correção visual, passa agora a ser um forte aliado no incremento de tecnologia para o setor ótico.

A empresa italiana, que tem ações nas bolsas de valores de Milão e Nova York destacará um time de designers para trabalhar na criação dos novos “óculos inteligentes”, ou seja, na junção das tecnologias inovadoras da empresa americana Google aos ícones consagrados de suas linhas que desde 1961, ano de sua fundação, sempre foram referencia em estilo e classe. Os detalhes do acordo ainda não foram revelados à imprensa, mas rumores apontam que a Luxottica colocará na linha de frente do projeto seus maiores patrimônios, as marcas Ray Ban e Oakley. O presidente da empresa Andrea Guerra comemorou o acordo dizendo no seu twitter da alegria em serem eles mais uma vez os pioneiros da indústria ótica.

2015 provavelmente será o ano do lançamento comercial do projeto entre as duas companhias, porém não se sabe ao certo se este acordo englobará o já famoso óculos com realidade aumentada ou se criarão outras ferramentas inteligentes aliadas aos óculos. Astro Teller, vice-presidente da Google acredita que os desafios para convencer os usuários a usar os novos desenvolvimentos envolvem muito mais a moda que a tecnologia, por isso acredita na parceria com uma empresa que tem 50 anos de contribuição para o setor. Não apenas ambos os lados do acordo estão entusiasmados com a junção, mas também o mercado, que viu este projeto com bons olhos e fez as ações do grupo italiano subirem quase 4% após o anúncio.

Os reflexos desta união serão sentidos em breve por todas as esferas envolvidas no setor. É sabido que as empresas de tecnologia não costumam ficar para traz e muito em breve veremos outras junções do tipo. É sabido também que, apesar da Luxottica ser a maior potência do segmento, outras indústrias com a mesma capacidade criativa estarão a postos para também desenvolverem seus projetos. Com isso ganham os usuários de óculos tradicionais, ganham os apaixonados por tecnologia e ganha também o setor ótico que certamente será o elo entre indústria e consumo.

Porém, é preciso que além de todo investimento que haverá nos novos projetos, a cadeia varejista, principalmente, consiga derrubar os paradigmas que ainda assolam a mente de seus líderes. Inovações tecnológicas requerem uma revolução comportamental, sobretudo na maneira de se relacionar com o cliente. Em breve o consultor óptico terá que dentre tantas opções já existentes no mercado, ajudar ainda o cliente a escolher entre uma armação com 16GB ou 32GB.

O futuro já chegou, prepare-se!

 

 

LEONARDO CARRARA é empresário do ramo óptico desde 1994. Tem formação em engenharia com especialização em administração de empresas, em óptica e optometria. Docente, professor de técnicas refrativas e coordenador de estágio do Instituto Filadélfia de São Paulo.

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)