A Expo Abiótica inicia sua 11ª edição e, mais uma vez, Saúde Visual traz uma entrevista exclusiva com Bento Alcoforado, presidente da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica. Ele apresenta as novidades do evento para este ano, fala sobre a integração da Abióptica com o varejo ótico e comenta sobre a importância da conscientização do consumidor brasileiro, entre outros assuntos relevantes.
Confira!
Saúde Visual: Pela primeira vez na história da Expo Abióptica, 100% de toda área do evento foi vendida já no lançamento. A que o senhor atribui isto?
Bento Alcoforado: Ao interesse que o evento tem evoluído; a visibilidade que proporciona; e, ao grau de organicidade.
SV: Nesta 11ª edição a Expo Abióptica anuncia uma atração inédita, o “Espaço saber”. Qual o objetivo desta atração?
BA: Através de palestras e Workshops, proporcionar a evolução do conhecimento a todos os que visitam o evento.
SV: Existem outras novidades para esta edição? Quais?
BA: Além de um grande avanço na organização, o retorno das palestras matutinas de Vendas, Pesquisas, Estudos e Motivacionais, que proporcionam a atualização de todo o trade.
SV: Ano passado, muitos profissionais do setor perceberam que, além dos negócios, o evento oferece uma oportunidade para trocar ideias com colegas de outros estados. Como a Abióptica pretende incrementar este intercâmbio, este ano?
BA: Além dos eventos do Saber Abióptica e das Palestras matutinas, temos o Lounge Abióptica e os eventos promovidos pelos expositores, como o Seminário da Essilor, no dia 23, e a Festa da Transitions, no dia 24.
SV: Este intercâmbio informal colaborou de certa forma para o encontro entre empresários e profissionais da indústria e do varejo óptico nacional promovido pela Abióptica em 2012?
BA: Não. O Fórum de Empresários, que já está na sexta edição, surgiu da visão do Conselho da Abióptica de realizar encontros periódicos visando discutir os grandes temas do setor.
SV: Neste encontro, um dos temas mais debatidos foi a questão da informalidade. Em linhas gerais que consenso se chegou sobre este assunto e o que será feito a respeito?
BA: Todos os temas são muito importantes: o aumento de receitas nas Óticas; a capacitação do setor; mas, esse tema tem tudo a ver com concorrência leal e a busca por redução de tributos. Sobre os próximos passos, há um grupo estudando os caminhos a percorrer em busca desse objetivo.
SV: É importante que mais lojistas façam parte deste esforço conjunto em busca de maior expressão do setor óptico perante os órgãos governamentais? Por quê?
BA: Na realidade, o importante é a participação nesses fóruns e nas entidades regionais e nacionais – como a Abióptica; de forma a fortalecê-las a bem representar o setor.
SV: As condutas, tanto na área fiscal quanto política do país, saem ganhando com a integração entre a Abióptica e o varejo na estrutura societária do conselho?
BA: Ganhamos TODOS! Atualmente, a Abióptica é a mais importante entidade do setor pois quem a integra tem representação. E, sob o ponto de vista da Abióptica, ampliamos o espectro de representados.
SV: Ainda neste Fórum, o tema principal foi a necessária conscientização do consumidor brasileiro quanto à importância da visão. O brasileiro ainda precisa de campanhas neste sentido? Quais iniciativas estão sendo pensadas sobre o tema?
BA: Sem dúvida. A falta de políticas públicas para a visão restringe o conhecimento dessa importância aos já usuários. Utilizando as estatísticas da OMS, o Brasil teria quase 100 milhões de pessoas com deficiência visual; e, desses, apenas 38 milhões fazem a correção visual. No momento, estamos concluindo uma grande campanha de esclarecimento ao consumidor; para o qual será utilizado, inicial e exclusivamente os recursos de internet.
SV: Qual seria, em sua opinião, o grande desafio da Abióptica com a inclusão do varejo no grupo que define as diretrizes do setor?
BA: Ampliar e oxigenar o ambiente deliberativo.
SV: A pirataria continua sendo o desafio número um às ópticas atualmente? Como estão repercutindo as ações para diminuir este tipo de problema?
BA: Temos avançado. Afinal são mais de 65 milhões de unidades apreendidas nos últimos seis anos. Mas, novas medidas em estudo serão aplicadas no decorrer deste ano.
SV: Voltando à Expo Abióptica, uma das chamadas convida o público a ver como o mercado óptico está se desenhando para os próximos anos. O senhor poderia, então, nos fazer um “rascunho” desta tendência?
BA: Nos últimos cinco anos, o setor cresceu 133%. Um estudo patrocinado pela Abióptica e desenvolvido pela GS&MD – especialista em varejo -, dimensionou que o setor deverá crescer 100% nos próximos cinco anos. Estatísticas baseadas em dados disponibilizados pela SECEX, do Ministério do Desenvolvimento, indicam um crescimento de 36% no primeiro trimestre de 2013 em comparação com o mesmo trimestre de 2012; e, os mesmos 36% se comparados os 12 últimos meses com o mesmo período do ano anterior; e, observe-se que há muita negociação de fusão, aquisição em curso e as medidas do Plano do Desenvolvimento do Segmento Óptico ainda estão em fase de negociação.
SAÚDE VISUAL SERVIÇO:
Expo Abióptica 2013
De 24 a 27 de abril no Expo Center Norte, São Paulo/SP
Mais informações no site do evento