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Transitions Optical em dois tempos: Vanessa Johns & Rafael Piragine

Há mais de 13 anos Vanessa Johns iniciou sua carreira na Transitions Optical. Primeiro, como gerente de marketing no Brasil. Depois, passou pelas funções de gerente de marketing para América do Sul, dois anos como gerentre de marketing nos Estados Unidos e atualmente exerce a função de diretora de marketing para América Latina.

Vanessa é publicitária formada pela PUC/Campinas e pós-graduada em marketing pela ESPM. Nesta entrevista exclusiva ao Saúde Visual, ela fala dos desafios que enfrenta no cargo, os lançamentos da Transitions neste ano, pirataria e crescimento sustentável.

Como nossa conversa com Vanessa acabou entrando pela área comercial, nada mais justo que Rafael Piragine, novo diretor comercial para América Latina da Transitions Optical, colaborasse com a entrevista.

Rafael será responsável por todas as vendas para a América Latina com o objetivo de aumentar a penetração das lentes Transitions no mercado da região. Para enfrentar este desafio, o executivo retorna ao Brasil após passar dois anos na sede da companhia, na Flórida. O atual diretor ingressou na empresa em 2006, como gerente Regional de Vendas para o Cone Sul. Em 2008, expandiu seu papel para região do Cone Norte, ficando responsável por mais quatro países da América Latina.

Dois nomes em uma única entrevista, apontando os rumos a serem tomados pela líder mundial na produção de lentes fotossensíveis, a Transitions, no mercado óptico brasileiro. Confira abaixo:

 

Saúde Visual: Há quanto tempo você comanda o marketing da Transitions?

Vanessa Johns: Estou há quase 15 anos na Transitions Optical e sempre atuei na área de marketing. Iniciei a carreira na empresa como gerente de marketing no Brasil e, depois fui promovida a gerente de marketing para América do Sul. Em 2000, recebi o convite para ir trabalhar nos Estados Unidos, como gerente de marketing para Estados Unidos e Canadá na sede da empresa, na Flórida. Quando retornei, passei a ocupar o cargo de diretora de marketing da Transitions Optical para América Latina.

SV: Quais os principais desafios você enfrentou (e ainda enfrenta) no cargo?

VJ: Acredito que são os desafios inerentes da área: posicionamento de produto, engajamento e geração de demanda. Criação e elaboração de peças/campanhas que cumpram o objetivo, constante “diálogo” com o setor e consumidor final.

Mas são justamente os desafios que impulsionam as ações e é muito gratificante comprovar os resultados. Quando comecei na Transitions, por exemplo, empresa/produto eram bastante desconhecidos a agora temos um conhecimento de marca de 80% com usuários de óculos, fruto do trabalho desenvolvido pela empresa, como também pela boa parceria que temos com o setor óptico.

SV: O grande lançamento da Transitions para este ano são as lentes Transitions® EXTRActive™. Fale-nos sobre elas e o público alvo deste produto.

VJ: O principal diferencial das lentes Transitions® EXTRActive™ é que são as lentes fotossensíveis mais escuras que existem. Além disso, reagem não apenas aos raios UV, mas também à luz visível. Por conta disso, são ativadas moderadamente também dentro do carro, proporcionando mais conforto visual ao dirigir. Assim como as lentes tradicionais da Transitions, Transitions® EXTRActive™ são ideais para o uso diário e foram desenvolvidas para os consumidores que preferem uma lente que fica ainda mais escura. É mais uma opção para o consumidor e marca o início da construção da família de produtos da Transitions Optical no Brasil. Importante salientar que as características do novo produto se adequam à demanda do consumidor brasileiro. O fato de serem mais escuras se adequa perfeitamente a um país com alta incidência de luz solar. Além disso, a ativação das lentes através do pára-brisa do carro é um atributo valorizado entre os consumidores brasileiros.

SV: Qual o objetivo da Transitions ao aumentar o leque de produtos no Brasil?

VJ: O nosso objetivo ao aumentar o leque de produtos é oferecer opções que atendam às necessidades específicas de diferentes perfis de consumidor. As lentes Transitions® EXTRActive™ são uma ótima opção para profissionais que passam longo tempo em ambientes externos, mas podem ser utilizadas por qualquer usuário de óculos que têm preferência por lentes mais escuras quando está ao ar livre. A Transitions Optical já é referência em lentes fotossensíveis e buscamos ser referência também em inovação para esse tipo de produto. Aumentar o leque de produtos demonstra a amplitude da tecnologia da Transitions Optical.

SV: Sobre este leque de produtos, que análise você faria sobre a participação da Transitions no mercado óptico brasileiro?

VJ: Pesquisa realizada recentemente pela empresa mostra que as lentes fotossensíveis estão cada vez mais populares entre os brasileiros. Oito em cada 10 usuários de óculos conhecem a marca Transitions. Mas é a aceitação positiva entre as pessoas que já utilizam as lentes Transitions que chama a atenção: 92% recomendam o produto e 95% comprariam o produto novamente.

SV: A pirataria preocupa a Transitions? Como a empresa enfrenta este problema?

VJ: A pirataria preocupa porque uma lente de má qualidade prejudica a saúde dos olhos e a Transitions Optical tem como foco alertar sobre a importância de cuidar dos olhos. As lentes Transitions proporcionam conforto visual e protegem os olhos dos raios UV, prevenindo males que podem ser causados por eles. Ao utilizar uma lente falsa, o usuário acha que está protegendo os olhos, mas está fazendo justamente o oposto. Isso para a Transitions é muito sério.

SV: Houve um aumento da participação da Transitions na mídia aberta para o consumidor. Qual o objetivo desta estratégia? E tem funcionado?

VJ: A Transitions Optical investe continuamente em mídia, com o objetivo de aproximar mais a marca dos consumidores finais. As ações da marca estão alinhadas o tema da campanha - “Veja o Melhor da Vida” - que mostrou aos usuários a oportunidade que eles têm de ver as cores como elas realmente são, utilizando as lentes Transitions. Em linha com essa estratégia, lançamos, em abril deste ano, o Guia de Óculos com o objetivo de mostrar para a população o quanto é importante estar atento aos cuidados com a visão, além de ter dicas de moda, beleza e estilo para quem usa óculos.

SV: O público brasileiro já tem consciência acerca das lentes fotossensíveis Transitions, ou permanece a confusão destas com as lentes fotocromáticas?

VJ: Temos trabalhado cada vez mais com a comunicação da empresa, justamente para sanar as dúvidas referentes ao conceito de lentes fotossensíveis. Para isso, investimos constantemente em treinamentos para o setor óptico, e temos também o portal Universidade Transitions – programa de capacitação online gratuito, para profissionais do setor. Além disso, fazemos um trabalho com a imprensa, tentando divulgar informações referentes à saúde visual e às lentes fotossenssíveis.  E os resultados são ascendentes. Sendo assim, acredito que o público brasileiro já está antenado sobre as diferenças das lentes fotossensíveis e as fotocromáticas. E não só pelo esforço da Transitions em oferecer informação, claro, pois a internet, de forma geral, contribui muito para trazer informação.

SV: Você comentou sobre o lançamento do site Guia de Óculos. Qual o objetivo da Transitions com mais esta ferramenta de informação?

VJ: O Guia de Óculos é uma das iniciativas da Transitions que tem como objetivo mostrar para a população o quanto é importante estar atento aos cuidados com a visão. Uma recente pesquisa do IBOPE, encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, mostra que 36% da população brasileira nunca foi a um oftalmologista, ou seja, são mais de 50 milhões de brasileiros. Também sabemos que 60% da cegueira no mundo é evitável. Por isso, pensamos em criar um site agradável, de fácil navegação, que reúne informações sobre saúde visual sem utilizar uma linguagem técnica. Além disso, o site também terá dicas de moda, beleza e estilo para quem usa óculos.

SV: Sites como o Guia de Óculos e o Saúde Visual focam em assuntos relacionados aos cuidados, à saúde e ao bem-estar dos olhos. Iniciativas assim vêm provar que o público saiu da condição de mero consumidor de óculos?

VJ: Quando estávamos pensando em ações para chamar a atenção do público para a importância da saúde visual, percebemos que não existem muitos canais que reúnam informações sobre o tema de maneira clara, objetiva e com linguagem simples. Com o Guia de Óculos, queremos chamar a atenção para a importância dos cuidados com a visão, esclarecer dúvidas e mostrar que os óculos combinam com qualquer ocasião. Por isso também teremos conteúdo voltado a moda e estilo. O nosso objetivo é que as pessoas realmente tenham uma atitude mais cuidadosa com a saúde visual. A compra dos óculos tem que passar pela escolha mais adequada, tanto da armação quanto da lente. O consumidor está cada vez mais consciente, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Pesquisas ainda mostram que o brasileiro não tem costume de visitar um oftalmologista com frequência e essa cultura precisa mudar. Estamos empenhados em colaborar para isso.

SV: Mas parece que na base da pirâmide, as óticas, esse tipo de informação ainda não ganhou força. Como mudar este quadro? Ou não é importante para o lojista acompanhar esta tendência?

VJ: Pautamos a comunicação da Transitions, tanto para o consumidor final ou para o trade, na importância de cuidar da saúde visual e nos benefícios que as lentes Transitions podem oferecer para incrementar o conforto e a qualidade visual. É verdade que ainda temos um longo caminho a percorrer e muitos públicos a engajar, mas estamos trabalhando fortemente para isso.

SV: Cada vez mais o ideal é o chamado crescimento sustentável. Como a Transitions trabalha esta questão?

VJ: Temos consciência que o crescimento sustentável de uma empresa passa por sua inter-relação com a sociedade de maneira séria e responsável, com uma visão de longo prazo. Por conta disso, consideramos fundamental investir em ações que contribuam para a conscientização de toda a população sobre a importância de cuidar da saúde visual. Além disso, em nossa fábrica adotamos estratégias para reduzir, cada vez mais, o consumo dos recursos básicos, como energia elétrica e água. A fábrica da Transitions no Brasil foi premiada com o PPG EHS Award 2011 - Environmental, Health & Safety Award, um prêmio criado há 10 anos como forma de reconhecimento às fábricas do Grupo PPG e que tem demonstrado desenvolvimento e resultados em segurança, saúde e meio ambiente. Todas as 150 fábricas do Grupo pelo mundo participam da competição e a Transitions foi ganhadora nos dois últimos anos.

A seguir, as questões respondidas por Rafael Piragine, diretor comercial para América Latina da Transitions Optical: 

Saúde Visual: Como a Transitions avalia a participação das redes e dos pequenos grupos de óticas no Brasil?

Rafael Piragine: As grandes redes desempenham um importante papel no mercado ótico nacional, mas os pequenos grupos e as óticas independentes também têm uma presença muito importante. É claro que existe um movimento natural de absorção das óticas menores pelas maiores. Esse é um processo normal de um mercado que está em franco processo de amadurecimento. Mas o mercado brasileiro é pulverizado e mantém uma concorrência saudável. Damos todo o apoio comercial para todos os players, independentemente do porte.

SV: Diante da crise econômica nos Estados Unidos e, principalmente, na Europa, qual a avaliação a ser feita sobre o cenário óptico mundial neste momento?

RP: Muitos fatores influenciam o mercado ótico global. Vale destacar o avanço tecnológico dos últimos cinco anos e a verticalização do mercado por meio de aquisições. As crises influenciam a evolução de todos os negócios, mas estamos otimistas com o mercado latino-americano e, mais especificamente, com o Brasil. A aceitação das lentes Transitions é muito positiva no país e ainda temos uma demanda reprimida.

SV: Como o quadro de crise ainda persiste, qual será o maior desafio da empresa em 2013: crescer ou gerenciar o crescimento?

RP: Crescer sempre vai estar em nossos planos, é um objetivo comum que temos na empresa. Gerenciar crescimento é saber lidar com as influências diretas, como a complexidades do mercado e o avanço da tecnologia; e as indiretas, como as crises econômicas na Europa e nos Estados Unidos. Todos esses fatores  influenciam os negócios, mas temos um time preparado para administrá-los da melhor maneira possível. Temos um compromisso muito forte com a divulgação de necessidades de uma visão saudável e desenvolvimento de produtos que proporcionem uma melhor qualidade visual, e com esse objetivo acreditamos ter crescimento em toda a nossa região.

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